.
.
Presidente eleito Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão

Presidente eleito Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão

Antes do anúncio, equipe apresentou relatório final da transição

Dezesseis titulares de pastas ministeriais foram anunciados, nesta quinta-feira (22), pelo presidente eleito, Lula, para compor a nova esplanada dos ministérios, a partir de janeiro. Em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil, Lula comunicou o nome de dez ministros e de seis ministras.

O Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, vai acumular a função com a de ministro da Indústria e Comércio.

O deputado federal, Alexandre Padilha, vai ser o ministro de Relações Institucionais. Médico, ele já comandou a pasta, no governo Lula, e foi ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff.

A Secretaria-Geral da Presidência da República vai ser comandada pelo ex-deputado federal Márcio Macêdo.

Para a AGU, Advocacia-Geral da União, Lula destacou o Procurador da Fazenda Nacional, Jorge Messias. Para a CGU, Controladoria Geral da União, o advogado Vinícius Marques de Carvalho.

Para o Ministério da Educação, o escolhido é Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito.

No ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França, advogado e ex-governador de São Paulo.

O Ministério do Desenvolvimento Social fica com o Senador Wellington Dias, que é ex-governador do Piauí.

No Ministério do Trabalho, o titular vai ser Luiz Marinho, que já comandou a pasta e o ministério da Previdência Social, no governo Lula. Marinho já foi prefeito de São Bernardo do Campo e foi sindicalista.

Na pasta de Direitos Humanos, Lula anunciou Sílvio de Almeida. Advogado, filósofo, professor e escritor, é especialista em assuntos raciais e autor de livros sobre o assunto.

Na mesma cerimônia, Lula anunciou o nome de SEIS mulheres para ministérios futuros. DUAS vão comandar a pasta pela primeira vez.

Para o Ministério da Saúde, Lula escolheu Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz. A futura ministra é socióloga, pesquisadora e professora. Ela comandou ações da Fiocruz, no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Com a indicação, ela vai ser a primeira- ministra da saúde do país.

Outra pasta que vai ter uma mulher no comando pela primeira vez é o Ministério de Ciência e Tecnologia: a futura ministra e engenheira, Luciana Santos, é a vice-governadora de Pernambuco.

No Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Lula anunciou Esther Dweck, que foi secretária de Orçamento do Ministério do Planejamento, na gestão de Dilma Rousseff.

Para o Ministério da Mulher, foi anunciada Aparecida Gonçalves. Especialista em gênero e violência contra mulher, já foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma.

A Ministra da Cultura vai ser a cantora e compositora, Margareth Menezes, que já havia divulgado seu nome no comando da pasta. Ela é embaixadora do Brasil, na Unesco, em Folclore e Artes Populares.

Para o ministério da Igualdade Racial, Lula anunciou Aniele Franco, que é educadora e jornalista. A futura ministra é irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018, junto com o motorista, Anderson Gomes.

Com os dezesseis nomes desta quinta-feira (22), mais os cinco que já haviam sido anunciados, até o momento, o próximo governo já tem 21 titulares no primeiro escalão. Os dezesseis que ainda faltam, Lula disse que deve anunciar na próxima semana.

Agência Brasil

Visits: 0

WhatsApp