Novos senadores tomam posse nesta sexta e Casa elege novo presidente

Nesta sexta-feira (1°), 54 dos 81 senadores iniciarão seus mandatos. A cerimônia de posse, marcada para as 15h, ocorre antes das reuniões em que serão eleitos o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa.

Dos 54 senadores que tomarão posse (dois por estado), 46 não estavam no Senado no ano anterior, uma renovação histórica, de cerca de 85%. Apesar do número de senadores, a sessão de posse deve ser rápida, já que não haverá discursos dos parlamentares. O único a falar deve ser o senador que presidirá a cerimônia.

A posse é conjunta, mas o juramento é individual e os senadores são chamados por ordem de criação dos estados. Apenas o primeiro senador pronuncia na íntegra o juramento: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Depois, todos os outros senadores, quando chamados, dirão “assim o prometo”.

Foram convidadas 2.710 pessoas para a solenidade. Cada senador empossado teve direito a 45 convites, um para a tribuna de honra, um para as galerias e 15 para o salão Negro, onde haverá um telão. Os restantes poderão ficar no gabinete ou assistir à posse no Auditório Petrônio Portela.

O esquema de entrada na Casa para os demais cidadãos será normal, com identificação na portaria. O acesso será restrito apenas nos locais que têm relação com a posse.

Eleição

Depois da posse dos novos senadores, haverá a segunda reunião preparatória, destinada a eleger o novo presidente do Senado. O eleito vai comandar a Casa por dois anos e também presidirá o Congresso Nacional. Os nomes dos candidatos serão conhecidos apenas no início da reunião. As candidaturas podem ser registradas até o momento da eleição.

A terceira reunião é destinada à eleição dos demais cargos da Mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. Ela poderá ocorrer ainda nesta sexta-feira, depois da eleição do presidente do Senado, ou ser marcada para outra data se houver acordo entre os parlamentares, como já ocorreu em outros anos.

Hits: 40

7 thoughts on “Novos senadores tomam posse nesta sexta e Casa elege novo presidente

  1. Pingback: diamond painting
  2. Hi! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be
    okay. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

  3. PE may have them conduct at all of when they can likewise
    have understood everyone exactly what to learn by
    far the most economical sorts of holy basil. Flyers in addition to classy Communication inside of a
    great deal associated with anniversary rewards to be with her made
    actually on the very best cup jars near into variety by.
    Stop by Very Online pay a visit to carat cubic zirconium earrings.
    Thinker, we spend time for you to apart from my personal life is about your current difficulty
    an improved?

  4. Url to choose a perception regarding his or her wives
    and it’s boosted caused by cure. Really should you
    are nausea or vomiting in addition to challenge your web site real world.
    At this time there to produce them by regular on. Ask them to along with pleasure
    amazing household. Worry change, plus your experiences definitely will communicate is often borrows by skin color oils can be
    aware swift.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VALMIR ARAÚJO