.
.
Fábio Macedo tem projeto de lei que institui Política de Atenção ao Alcoolismo sancionado

Fábio Macedo tem projeto de lei que institui Política de Atenção ao Alcoolismo sancionado

O governador Flávio Dino sancionou o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Fábio Macedo (PDT), que institui a Política de Atenção, Acompanhamento e Tratamento do Alcoolismo entre homens e mulheres. Com a nova política, serão desenvolvidas medidas de prevenção, controle e assistência às pessoas com dependência alcoólica.

“O alcoolismo é um problema de saúde grave, que atinge homens e mulheres no Maranhão e, hoje, tivemos uma vitória importante, no que se refere às políticas públicas para o tratamento e combate. Nossa lei, sancionada pelo Governo do Estado, implementa uma rede de atenção e cuidados aos dependentes do álcool, através de ações de educação, proteção, recuperação da saúde e prevenção de danos”, disse Fábio Macedo.

Com ações das secretarias estaduais da Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, Mulher, Segurança Pública e Ciência, Tecnologia e Informação, a política pública compreenderá três níveis de atenção: básica, média e alta complexidade.

A atenção básica inclui ações de cunho individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde, para a prevenção e a identificação precoce dos problemas, bem como ações dirigidas à informação, à educação e à orientação familiar.

Já a média complexidade terá triagem e monitoramento da atenção diagnóstica e terapêutica especializada, com exames clínicos e laboratoriais, para avaliar o desenvolvimento do tratamento até a recuperação da paciente. A alta complexidade inclui diagnóstico e terapêutica especializada, com internação para o tratamento.

Visits: 1

WhatsApp