Em Caxias, 5.005 kg de queijo são apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu, na manhã desta quarta-feira (26), 5.005 kg de queijo transportados irregularmente na BR-316, na cidade de Caxias.

A apreensão aconteceu por volta das 10h15 quando a PRF deu ordem de parada ao condutor de um caminhão. Foi solicitada a documentação do veículo, pessoal e da carga, tendo o motorista informado que o mesmo estava vazio, somente com caixas de verduras vazias.

Segundo a PRF, o motorista demonstrou nervosismo e a equipe policial resolveu fazer uma inspeção minuciosa na carga e encontrou, escondido entre as caixas de verduras vazias, barras de queijo mussarela e coalho.

Após questionado sobre a carga, o motorista apresentou uma Nota de Compra do laticínio localizado na cidade de Abel Figueiredo/PA, com um total de 4.005 kg, datada de 26/02/2020 com valor total de R$ 54.071,55.

Foi solicitado ao motorista para retirar as caixas para que a PRF visualizasse o restante da carga, tendo o motorista informado que ainda tinha mais 1.000 kg de queijo coalho sem origem declarada.

Os queijos estavam sendo transportados ocultos sob as caixas sem qualquer tipo de refrigeração, sem cobertura e expostos às intempéries da natureza, sendo que na própria embalagem do queijo mussarela advertia que a temperatura máxima para resfriamento é de 10º Celsius e ainda que a marca contém apenas o registro de inspeção estadual no órgão competente, sendo proibida sua comercialização em outros estados.

O condutor declarou à PRF que realiza essa viagem há um ano e que vende os queijos a compradores na cidade de Tianguá/CE. Porém, inicialmente, o condutor e passageiro afirmaram que estariam levando a carga para Teresina/PI.

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) compareceram na Unidade Operacional da PRF por volta das 16h40, que lavraram o auto de infração, e providenciariam o encaminhamento da mercadoria para destruição.

Por Noca

VEJA TAMBÉM

[metaslider id=10914 cssclass=””]

Visits: 5