.
.
Efeito Rayssa Leal: Mercados bilionários de skate e surf ampliam visão e apostam na nova geração

Efeito Rayssa Leal: Mercados bilionários de skate e surf ampliam visão e apostam na nova geração

Seja cortando as ondas ou no asfalto, o Brasil aparece no topo do mundo dos esportes sobre prancha. Com títulos mundiais de Filipe Toledo, Gabriel Medina, Adriano de Souza e Italo Ferreira, assim como medalhas olímpicas de Leticia Bufoni, Pâmela Rosa e Rayssa Leal, o país se coloca no centro das atenções de um mercado bilionário. E, graças ao efeito ‘Fadinha’ e uma nova geração vencedora e de alto nível, esses novos atletas ampliam as suas áreas de atuação, como pode ser visto na estreia do Mundial de Surf e no de skate, ambos visando a Paris-2024 nas próximas semanas.

De acordo com o Skate Review, o mercado de pranchas sobre rodinhas está estimado em mais de R$ 20 bilhões, ao passo que o de surf deve aumentar mais de R$ 11 bilhões até 2025, segundo a empresa de pesquisa TechNavio. O fato de o esporte atrair um público jovem, altamente engajado e ter entrado no programa olímpico contribuiu para ascensão das modalidades, quebra de paradigmas e atração de novos negócios.

Exemplo nesta área é o Grupo Ergo. “Identificamos muita sinergia entre nossas empresas e o esporte, por isso, decidimos incentivar o surfe brasileiro, que vem crescendo muito nos últimos anos e passou a chamar a atenção de empresas que não são desse universo”, explica João Fiamenghi, um dos fundadores e vice-presidente do grupo, ao falar sobre o patrocínio a Ryan Kainalo, de 16 anos, e integrante da Seleção Brasileira Júnior de Surf e representante do Corinthians.

Única empresa brasileira focada na gestão de talentos 360º em boardsports, a TheOne Management cresceu 450% em novos contratos e ampliou o leque de oportunidades geradas para os atletas sob sua gestão, como Rip Curl (fabricante de surfwear), Onil (empresa de ativos digitais), Coris (organização especialista em seguro viagem), TipTop (vestuário infantil), Caffeine Army, Sthill, entre outras. Sob comando do multi investidor em sportechs Marcelo Grubba e o do surf manager Dani Grubba, a empresa passou por um rebranding em 2022 e trouxe especialistas para captação de novos clientes, como é o caso de Davison Fortunato, amigo pessoal de Tony Hawk e apresentador da SLS, que é um dos profissionais de skate mais respeitados do mercado.

“Percebemos ao longo dos anos que, para mudar o rumo do esporte, tínhamos que cuidar de tudo o que está por trás da performance dos nossos atletas. Hoje, temos convicção de que quando um competidor chega no topo, todo o time de profissionais envolvidos no seu sucesso chega também”, afirma Dani Grubba, sócio-fundador da TheOne.

Entre o time de skatistas, nomes olímpicos, como Luiz Francisco e Felipe Gustavo, a estrela do lifestyle Gabriel Fortunato e revelações, tais como Helena Laurino e Raicca Ventura. A equipe de surfistas é composta por Lucas Chumbo, principal big rider da atualidade, atletas que já passaram pela elite como Alex Ribeiro e Edgard Groggia e as promessas Ryan Kainalo, Ryan Coelho, Luara Mandelli, Vini Palma, Rodrigo Saldanha, entre outros.

“Skate e surf possuem predominância de praticantes e consumidores representados pelas Gerações Z e Millenials, despertando desejo de conexão de modo legítimo, rico e original. Na TheOne, nós vamos além da conexão entre empresas e atletas gerando situações de ganha-ganha entre as partes. Além disso, tem o gerenciamento de carreira dos atletas, proporcionando estrutura nas partes de acompanhamento físico, médico e mental, auxiliando os atletas a alcançar seu potencial máximo dentro e fora das competições”, analisa Davison Fortunato, gerente da área de skate na TheOne.

FONTE: ISTOÉ

Visits: 177

WhatsApp