Ciro Neto pede transparência à Secretaria de Saúde quanto às estratégias de combate ao coronavírus

Em ofício enviado ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, nesta sexta-feira (22), o deputado Ciro Neto (PP), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, pede várias informações ao gestor da pasta.

Com urgência, o presidente da Comissão solicita a cópia do plano de combate ao novo coronavírus, bem como a relação de todas as unidades de saúde estaduais utilizadas para o combate à Covid-19,  na capital e demais cidades do estado, com endereço e responsáveis para acompanhar a Comissão de Saúde em atos de fiscalização que serão agendadas. Buscando a transparência, o presidente Ciro Neto também faz o pedido da relação de insumos e equipamentos adquiridos para o combate ao novo coronavírus, além do plano de aquisição para os próximos meses.

Já buscando uniformizar e organizar o tratamento da Covid-19 em todos os municípios do estado, o parlamentar também pede a relação de leitos disponibilizados na capital e demais cidades (além do responsável pela regulação dos leitos), relação de medicamentos disponibilizados para o tratamento e protocolos de acesso à medicação, protocolo para procedimentos funerários e destino de descanso final das vítimas falecidas em unidades de saúde do estado.

Além dessas informações, também foram solicitados lista com as parcerias já estabelecidas juntamente com as secretarias municipais de saúde, e divulgação das medidas de proteção e acompanhamento dos profissionais de saúde da rede estadual envolvidos diretamente no combate à Covid-19.

O deputado também pede no documento as providências tomadas ou a serem efetivadas quanto à valorização, qualificação e remuneração, bem como novas contratações para reforçar o quadro de funcionários da saúde.

Visits: 2