Alta no preço dos imóveis faz crescer a busca por kitnets
A procura por imóveis compactos tem aumentado de forma expressiva
Com o mercado imobiliário em evidente e palpável situação de aquecimento, os estoques de imóveis se reduzindo e a demanda aumentando, os preços dos imóveis se elevou de forma considerável. Além disso, algumas reformas promovidas pelo Estado brasileiro incentivaram o surgimento de uma sutil especulação imobiliária. Devido a essa alta nos valores, a procura por kitnet aumentou.
Dado que uma kitnet tem um espaço bem menor que os demais tipos de imóveis em geral, mesmo em comparação com os apartamentos comuns, o seu aluguel é menor. Aliás, não somente o aluguel, mas também o valor para compra. De toda forma, vale a pena entender esse cenário peculiar do mercado de imóveis e saber se vale a pena ou não investir nisso.
A economia e facilidades de uma kitnet e o aumento da demanda
Existem diversas razões, locais e perfis de pessoas que procuram uma kitnet, seja para alugar ou comprar. Isso é particularmente ainda mais comum em cidades muito grandes, como São Paulo, a capital do estado. Para se ter uma ideia, a procura por esse tipo de imóvel na referida cidade é crescente, o que torna um pouco mais difícil encontrar um espaço interessante e de forma rápida.
Nesse sentido, vale a pena se usar de todas as “armas” possíveis, como fazer pesquisas em sites especializados, portais imobiliários, aplicativos do ramo e até mesmo recorrer a grupos afins nas redes sociais e perguntar para conhecidos e amigos se eles estão por dentro de alguma kitnet disponível.
Para aqueles que vão morar em cidades do interior dos Estados que possuem universidades (sobretudo se forem universidades públicas), é bastante comum encontrar um leque considerável de opções de kitnet, visto que esse tipo de imóvel, por ser mais em conta, é muito procurado pelo público universitário.
Em termos econômicos, alugar uma kitnet é algo bem mais barato do que alugar um apartamento tradicional, que pode ser relativamente caro, principalmente em cidades maiores. Independente de qualquer coisa, é preciso ter ciência também que o bairro onde se situa a kitnet também influencia no preço dela.
Com efeito, uma kitnet localizada no centro da cidade costuma ser um pouco mais cara do que aquelas em regiões mais afastadas. A proximidade da kitnet com relação a determinados elementos, como universidades e coisas do tipo também impactam o preço.
Com a crise econômica correndo nos últimos anos e o aumento do índice de desemprego, as pessoas estão se vendo obrigadas a serem mais cautelosas em suas decisões financeiras. Se porventura uma pessoa anteriormente residia em um apartamento comum, é possível que depois da crise econômica ela já não tivesse mais condições de arcar com isso, por conta do aumento do custo das coisas por aí ou devido ao desemprego.
Dessa forma, para essa pessoa hipotética, residir em uma kitnet não se torna mais uma opção e sim uma necessidade. Sem sombra de dúvida, a carência de dinheiro pode ter estimulado o aumento na demanda por kitnets à venda ou para locação.
Além da questão da economia, do dinheiro em si, o kitnet envolve a praticidade. Ter mais praticidade em sua vida, principalmente se mora em cidades de grande porte pode fazer toda a diferença. Há diferentes perfis de pessoas para as quais uma kitnet pode proporcionar um ganho enorme em termos de praticidade, como pessoas que vão morar sozinha pela primeira vez, pessoas solteiras, universitários e quem quer ficar mais próximo do trabalho.
Vale ou não a pena investir em kitnets?
Pensando agora no outro lado da moeda, ou seja, dos investidores do mercado imobiliário, ao que tudo indica o contexto aparente ser propício para o nicho das kitnets. Mas será que vale a pena de fato investir em uma kitnet?
Afinal, eles têm recebido uma considerável valorização, mais até mesmo do que os apartamentos pequenos. Além do preço ser menor, ele detém uma maior liquidez. Para se ter uma noção aproximada, essa liquidez maior, provocada pelo preço, indica que, justamente por ser mais barato, a negociação é bem mais fácil.
Por conseguinte, as chances de você conseguir um inquilino de modo mais veloz são bem maiores também.
As kitnets são uma excelente alternativa para diferentes perfis de público. Entre os perfis mais comuns de pessoas que procuram por kitnets estão pessoas jovens que estão indo morar sozinha pela primeira vez, quem acabou de chegar a uma dada cidade, quem acabou de terminar um relacionamento e pessoas idosas. Trata-se, desse modo, de um mercado bastante cíclico.
Ao se efetuar um comparativo de um investimento em imóvel com uma aplicação do mercado financeiro, a aplicação possui uma liquidez maior. A propósito, a aplicação é uma modalidade de investimento que pode ser mais tranquilamente convertida em dinheiro do que o imóvel em si, que é mais dependente de um conjunto de fatores.
Apesar do imóvel ter uma liquidez menor que um investimento no mercado financeiro, ele é um investimento a longo prazo, corresponde a construção de um patrimônio que pode ser passado adiante para a família e também se constitui em uma segurança a mais para quem o possui.
Uma das maiores vantagens de se investir em uma kitnet ou qualquer outro tipo de imóvel reside na segurança. É o tipo de investimento para aqueles que possuem um perfil mais conservador. Além dele se constituir em um patrimônio, o proprietário pode morar nele ou deixar de herança.
Além disso, ele pode gerar uma renda com o aluguel de kitnet. No caso específico das kitnets, elas são particularmente vantajosas, por possuírem uma liquidez maior do que os demais tipos de imóveis, que se desvalorizam mais rápido, possuindo menor liquidez. A kitnet, conforme citado anteriormente, por poder ser vendida ou alugada mais rapidamente, possui uma liquidez maior. Dessa forma, pode sim ser vantajoso investir em uma.
Agora você entende por que a alta no preço dos imóveis em geral faz com que o nicho específico das kitnets tenha um aumento na demanda. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!