Turma de geografia da UEMA, polo de Dom Pedro pesquisa imagens rupestres em Gonçalves Dias

Em uma expedição denominada “Pedra de Letras “ seguiu a turma de geografia da universidade estadual do Maranhão “ UEMA” em direção ao povoado Coitezinho localizado no município de Gonçalves Dias.no dia 23/12/2018.

Os alunos-pesquisadores foram acompanhados do tutor da turma o professor Eduardo Zuriqui que é doutor em geografia.
Objeto de pesquisa, um bloco rochoso que possui desenhos esculpidos em baixo-relevo que aguçam o imaginário das pessoas e despertam a curiosidade até céticos. Esse bloco rochoso foi denominada “ Pedra de Letra” pelos primeiros moradores daquele povoado dadécadade1930. Apesar de terem se passado quase oitenta anos de descoberta, mesmo os moradores conhecendo sua história, nunca até então, houve interesse de ninguém para realizar uma pesquisa.

O editor deste portal de notícia “ hora1news.com” fez um documentário, mostrando a pedra, contando sua historia e entrevistando moradores a respeito deste sitio arqueológico. Foi aí que um dos alunos viu o documentário elevou ao conhecimento do professor Eduardo Zuriqui, daí então surgiu a ideia pesquisa. E foi assim que aconteceu na manhã e tarde deste Domingo dia 23/12/2018, muitas fotos e vídeos registrando a passagem dos nossos antepassados por aquele local.

Segundo o professor Zurique mais provável é que o painel rupestre guarde em seu baixo-relevo as marcas de um povo bem civilizado, em uma época bem distante dessa nossa.

13 thoughts on “Turma de geografia da UEMA, polo de Dom Pedro pesquisa imagens rupestres em Gonçalves Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Valmir Arajúo