.
.
SISTEMA DE SEGURANÇA DO MARANHÃO APRESENTA BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO 2023

SISTEMA DE SEGURANÇA DO MARANHÃO APRESENTA BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO 2023

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão divulgou, na manhã desta quinta-feira (23) o balanço final da Operação “Carnaval Seguro 2023”, deflagrada na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado, com ações integradas dos órgãos de segurança pública, visando manter a segurança e levar tranquilidade e paz social aos foliões em todas as regiões. As ações foram iniciadas na última sexta-feira (17) e finalizadas na última terça-feira (21).

Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança, em São Luís, com as presenças do secretário de Segurança Pública, Cel. Sílvio Leite; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva; o comandante-geral da PMMA, Cel. Emerson Bezerra; o comandante-geral do CBMMA, Cel. Célio Roberto; da assessora Perícia Oficial do Maranhão, Gislen Pinheiro; o comandante-geral do CTA, Cel. Luís Magno e do diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira.

Foto: Imagem da cúpula do sistema de segurança pública na coletiva de apresentação dos dados da Operação Carnaval Seguro 2023.

Em seu discurso, o delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva, destacou que, na Região Metropolitana de São Luís, os cinco dias de festividades carnavalescas foram considerados tranquilos com base nos trabalhos realizados nos 07 plantões policiais da grande ilha (Cajazeiras, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Maiobão, Cohatrac, além da Delegacia Especial da Mulher e da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa(SHPP).

Em números, foram contabilizados na Região Metropolitana de São Luís, 43 autuações em flagrante e 18 Termos Circunstanciado de Ocorrências (TCO’s), um total de 63 procedimentos instaurados, grande parte pelos crimes de roubo, furto e lesão corporal.

Foto : Imagem do trabalho ostensivo realizado no interior do estado.

Com relação ao interior do estado, o delegado-geral ressaltou que, cerca de 460 policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães de polícia foram mobilizados para reforçar o esquema de segurança nas Delegacias Regionais, bem como nas cidades da circunscrição das regionais. Os procedimentos de crimes em grande parte estavam relacionados tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, roubo, furto, lesão corporal, embriaguez ao volante e outros.

Na cidade de Vitória do Mearim, No sábado(18), policiais civis da Delegacia de Polícia de Vitória do Mearim, conseguiram prender em flagrante, uma mulher , pelo crime de tráfico de drogas, Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar, foi encontrado bastante material entorpecente, a saber: 1 (um) tablete de maconha, 67 (sessenta e sete) trouxas pequenas de maconha, 23 (vinte e três) trouxas de crack, 15 (quinze) trouxas médias de maconha, 1 (um) cigarro de maconha, dinheiro trocado e demais apetrechos comumente utilizados na comercialização de drogas.

Foto : Imagem do material apreendido na cidade de Vitória do Mearim.

O chefe da Polícia Judiciária maranhense também destacou os trabalhos preventivos realizados pelas Delegacias Especiais da Mulher em todo o estado, sob coordenação da CODEVIM, que intensificaram a campanha de combate a importunação sexual e a violência contra a mulher.

Foto: Imagem da campanha de combate à importunação sexual.

Por fim, ele ressaltou o reforço policial no plantão da SHPP, na Avenida Beira Mar, um dos circuitos oficiais de carnaval do Governo do Estado, em São Luís, sendo inclusive o maior ponto de concentração de foliões, que contou com apoio da Unidade Móvel da PC-MA onde vários oferecidos os serviços de registros de  boletins de ocorrências, prestação de auxílio à pessoas desaparecidas , orientações a turistas , além de fazer o trabalho ostensivo , através das equipes do Grupo de Pronto Emprego(GPE) e o Grupo de Reposta Tática(GRT).

Foto: Imagem das equipes policiais no plantão da SHPP, na Avenida Beira Mar.

Visits: 13

WhatsApp