SAÚDE | Ação de Qualidade de Vida é realizada na comarca de Presidente Dutra

Durante dois dias (21 e 22 de novembro), o Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu avaliações preventivas de saúde com servidores da Região dos Cocais, tendo como polo a comarca de Presidente Dutra, distante 350 km de São Luís. Este ano, foi a quarta edição da ‘Ação de Qualidade de Vida do Judiciário Maranhense’ realizada sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental com apoio da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA.

Além de Presidente Dutra, servidores das comarcas de Dom Pedro, São Domingos do Maranhão e Tuntum participaram da ação que envolve profissionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do corpo funcional do Judiciário maranhense.

Circuito de Saúde

No total, cerca de 68 servidores passaram pelo circuito de saúde montado no Salão do Júri do Fórum Desembargador Eurico Gaspar Dutra. Todos tiveram atendimentos para avaliar o condicionamento físico ao realizarem procedimentos para medição do índice de massa corpórea, testes de força, pressão, glicemia (colesterol, diabetes e triglicerídeos), flexibilidade e avaliação postural.

Ainda foram disponibilizados os atendimentos nas áreas de especialidades de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Eletrocardiograma.

A diretora do Fórum de Presidente Dutra, juíza Michelle Amorim Sancho Souza Diniz, agradeceu a realização da ação, oportunizada pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, e pelo desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal.

“É uma atividade que congrega a possibilidade ao servidor, que passa tanto tempo servindo ao jurisdicionado, de receber cuidados e saber sobre o seu bem-estar de uma maneira geral por meio de profissionais habilitados e capacitados pela Universidade Federal”, ressaltou a magistrada que há cinco meses exerce suas funções judicantes na região dos Cocais.

Servidores

Entre os servidores avaliados, o técnico judiciário da comarca, Nehelias Ramos, foi informado que precisava melhorar a condição física, mesmo sendo praticante de ciclismo na cidade. “Ao realizar o circuito de saúde, fui orientado a melhorar meu condicionamento físico. Saber sobre nosso estado de saúde é muito importante porque para quem trabalha no interior, às vezes, a distância diminui a preocupação sobre o bem-estar”, declarou.

Ideia compartilhada por Dalila Duarte Santos Souza, secretária judicial da comarca de Vara Única de São Domingos do Maranhão (386 km de São Luís), que ficou feliz em participar da ação. “Trabalhamos a semana inteira, a correria é grande e não nos alimentamos direito por falta de tempo. Além de cuidar de processos, precismos cuidar da saúde”, assinalou.

O auxiliar judiciário de Dom Pedro (319 km de São Luís), Antônio Edson Lima Souza, ficou preocupado com a taxa elevada de triglicerídeos, mas uma conversa com a equipe de nutricionistas o deixou mais tranquilo. “Recebi ótimas dicas e vou colocá-las em prática, imediatamente”, disse ao elogiar a qualidade do atendimento das equipes da Ação de Qualidade de Vida.

Rivaldo de Araújo Silva, auxiliar Judiciário de Tuntum, revelou que há quase um ano não fazia uma consulta médica. Ao passar pelo circuito, verificou que precisa fortalecer os músculos. “Na minha rotina de trabalho na Vara, uso os equipamentos de ergonomia apropriados e oferecidos pelo Tribunal, isso me ajuda bastante, mas preciso fazer atividade física também”, contou.

Parceria

A Ação de Qualidade de Vida é realizada em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Termo de Cooperação assinado entre os órgãos que compõem a Ecoliga – Sustentabilidade no Setor Público Maranhense, composta, além do TJMA e da UFMA, pelos tribunais Eleitoral, do Trabalho, de Contas, Justiça Federal, Ministério Público e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O professor da UFMA, Mário Noberto Sérvilio, é coordenador da ação, que teve início no ano de 2017. Ele destaca que a parceria com o Judiciário é produtiva, pois proporciona aprendizado para docentes e alunos, além de gerar resultados que geram parâmetros para pesquisas desenvolvidas pela universidade.

“As avaliações são bastante completas em vários segmentos, uma vez que a intenção é dar ao servidor um diagnóstico para que ele possa buscar uma alternativa para melhorar sua saúde e qualidade de vida que vão refletir dentro do seu ambiente de trabalho”, informou.

Em 2019, já foram realizadas ações nas comarcas de Anajatuba, Brejo, Buriti, Buriti Bravo, Cantanhede, Chapadinha, Colinas, Itapecuru-Mirim, Icatu, Mirador, Morros, Paraibano, Pastos Bons, Rosário, Santa Rita, Santa Quitéria, São Bernardo, São João dos Patos, Urbano Santos e Vargem Grande.

Cerca de 213 servidores efetivos e terceirizados já passaram por diversos procedimentos como composição corporal, peso, estatura, avaliação da força e pressão arterial (Educação Física e Nutrição), além de avaliação postural, flexibilidade e dor (Fisioterapia), Eletrocardiograma, avaliação de estresse e qualidade de vida (Psicologia).

Veja também

[metaslider id=3975 cssclass=””]

Visits: 2