Prefeitura promove segundo domingo do Circuito Madre Deus do Carnaval de São Luís

A Prefeitura de São Luís realiza, neste domingo (22), o segundo domingo da programação de pré-carnaval do circuito Madre Deus do Carnaval de São Luís – Tem folia na Ilha. A programação está marcada para iniciar às 17h30. A programação conta com as apresentações de tambor de crioula, tribos de índios, blocos organizados, tradicionais e alternativos, além de escolas de samba e outras atrações.
Este será o segundo domingo de uma programação diversificada da Prefeitura, que vai resgatar a memória do carnaval e das nossas tradições. Acima de tudo, estamos pensando na valorização da população, que aprecia o carnaval, e também dos nossos artistas e agremiações, que mantêm viva nossa cultura ao longo de tanto tempo. Serão dias de muita alegria, que poderão ser vividos com segurança, conforto e em um ambiente familiar”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A folia possui um circuito que parte da Vila Gracinha, descendo pela Rua Passeio, seguindo pela lateral e fundos da Praça da Saudade, Beco do Gavião, até o Largo do Caroçudo. Dois palcos foram montados, sendo um na Vila Gracinha e outro no Largo do Caroçudo.

“Toda programação foi montada pensando em devolver à população de São Luís a alegria do carnaval de rua, voltado para a família e, claro, sempre valorizando a nossa cultura”, frisou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Foto: @Divulgação

Para garantir a segurança da festa, foram organizados 12 pontos de bloqueios, revista com detectores de metais e sete pontos com torres elevatórias de observação e segurança. Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e homens da Guarda Municipal (Semusc) estarão na segurança.

Para organizar o trânsito na região, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizará interdições e controle de desvio de tráfego nos pontos de acesso nas vias do circuito Madre Deus, a partir das 12h. Equipes estarão orientando em pontos fixos e garantindo o acesso exclusivo aos moradores das áreas interditadas.

O acesso ao bairro Madre Deus será feito, preferencialmente, pela Rua São Pantaleão e a saída será pela Rua do Norte. Equipes também estarão posicionadas no acesso ao Largo do Caroçudo, pela Avenida Rui Barbosa.

Foto: @Divulgação

Programação

Assim como no primeiro domingo do Circuito Madre Deus do Carnaval de São Luís, duas tribos de índio sairão em cortejo, sendo uma da Vila Gracinha e outra do Largo do Caroçudo. Atrações como blocos tradicionais, blocos organizados (charangas) e escolas de samba percorrerão o circuito. Nos palcos montados, a festa ficará a cargo dos Vagabundos do Jegue e o Bicho Terra.

Na Vila Gracinha, a festa será iniciada às 17h30, com a apresentação do tambor de crioula Oriente. Logo depois, será vez da tribo de índio Kaiapó, Jardineira, bloco organizado Os Beatos, blocos tradicionais Os Indomáveis, Os Feras, Os Baratas. Às 19h45, a Jardineira volta a se apresentar, dando espaço, na sequência, para a escola de samba Turma de Mangueira. Às 20h30, os Vagabundos do Jegue sobem ao palco. A noite será encerrada novamente com a Jardineira.

Já no Largo do Caroçudo, se apresentam a partir das 17h30, o tambor de crioula Alegria de São Benedito D. Martinha, seguido da tribo de índio Tupinambá, do bloco organizado da Vila Isabel e dos blocos tradicionais Tremendões, Os Guerreiros, Os Vampiros.

A partir das 19h30, será a vez de muito samba com a escola de samba Marambaia que, às 20h, dá passagem para a apresentação da Máquina de Descascar’alho. A noite será finalizada com a apresentação do Bicho Terra, marcada para ser iniciada às 21h30.

Visits: 3