Posse de Lula: Decisão sobre carro blindado fica para o dia 1º

Lula e Marisa acenam para multidão no carro presidencial após a cerimônia de posse em Brasília

A PF (Polícia Federal) sugeriu que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desfile em Brasília durante a posse, no dia 1º de janeiro, em um carro blindado e fechado, e não na tradicional limusine aberta. Porém, Lula resiste a essa ideia. A informação é do portal UOL.

Lula tem dito a interlocutores que quer manter um contato mais próximo com a militância e, segundo ele, estar em carro fechado poderia demonstrar fraqueza e até derrota, como se o novo governo se submetesse às ameaças golpistas feitas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições de outubro.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (27), o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o petista terá dois carros preparados e que a decisão será tomada no dia da cerimônia de posse.

“Todos os dias tem chovido em Brasília. Há outros fatores, obviamente uma questão de segurança, de modo que o presidente terá à sua disposição as duas alternativas [de carros]. E essa decisão será tomada no momento, é uma decisão tomada no dia 1º de janeiro, após o almoço”, falou ele.

Dino disse ainda que o roteiro da posse de Lula está “mantido”, mas a segurança do evento está sendo reforçada.

Conforme noticiado antes, Dino, Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, e José Múcio Monteiro, futuro ministro da Defesa, se reuniram nesta terça-feira (27) para discutir a segurança da cerimônia de posse de Lula. No último sábado (24), George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, foi preso por montar um artefato explosivo em um caminhão de combustível, perto do Aeroporto de Brasília. Apoiador de Bolsonaro, ele confessou o ato, que teve “motivação ideológica”.

“Aqui temos uma polícia bastante preparada para enfrentar todos esses movimentos ilegais, antidemocráticos e terroristas”, falou Ibaneis, também durante coletiva de imprensa. Segundo ele, 100% do efetivo da PM (Polícia Militar) será utilizado na posse.

YAHOO NOTÍCIAS

Visits: 21