PACIENTES APROVAM ATENDIMENTO NO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE PRESIDENTE DUTRA

“Nós que fazemos tratamento de hemodiálise, vivemos uma luta muito grande pelas estradas. E ter um Centro de Hemodiálise aqui onde moro é uma vitória. Fui muito bem recebido por todos os funcionários”, declarou o aposentado José Marcelino, de 75 anos, paciente de diálise atendido no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, entregue neste ano pelo Governo do Estado.  

Oferecendo serviços ambulatoriais e de diálise, o Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra fortalece a Rede de Hemodiálise da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que nos últimos anos, foi ampliada em mais de 1000%.  

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca a importância da ampliação da rede para esse público. “Por anos esses pacientes tiveram que percorrer longas distâncias para conseguir fazer seus tratamentos, o que os deixavam ainda mais desgastados. Agora, com a ampliação da Rede de Hemodiálise, é possível proporcionar mais conforto a eles, com um tratamento mais próximo de casa”, afirmou o secretário Tiago Fernandes. 

Outro paciente beneficiado com os serviços oferecidos pelo Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra é a dona Jeane Lima da Conceição, moradora da cidade de Dom Pedro, que há treze anos precisa fazer sessões de diálise.  

“Eu fazia meu tratamento em Caxias, que fica há três horas de distância da minha cidade. Hoje, fazendo meu tratamento aqui em Presidente Dutra, estou praticamente em casa. Estou gostando muito do atendimento, são muitos profissionais envolvidos”, comenta a paciente Jeane Lima.   

A unidade funciona na mesma área territorial onde estão instaladas a Policlínica e o Sorrir de Presidente Dutra, ambos gerenciados pelo Instituto Acqua, em parceria com a SES, e entregues pelo Governo do Estado no ano passado.   

O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra conta com recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, com 12 cadeiras, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional. 

Até o início de 2015, somente o Hospital Dr. Carlos Macieira fazia o atendimento e admissão de pacientes renais crônicos em todo o Maranhão, com 25 cadeiras no total. Com a estrutura, apenas 100 pacientes eram atendidos. Atualmente, o número de assistidos ultrapassa os 3 mil.

Visits: 51