Lahesio ultrapassa Weverton e tem Brandão como novo alvo

O Maranhão tem jeito sim, é Lahésio Bonfim

A mais recente pesquisa de intenções de votos para governador do Maranhão, realizada pelo Instituto Econométrica, e divulgada neste domingo (11) pelo jornal O Imparcial, aponta que o candidato Lahesio Bonfim (PSC) ultrapassou o adversário Weverton Rocha (PDT) na sondagem espontânea e já é o segundo colocado entre os nove postulantes ao Palácio dos Leões. Em visível crescimento na preferência do eleitorado, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes mira agora o rival Carlos Brandão (PSB), líder da disputa, segundo o levantamento.

De acordo com a pesquisa espontânea – quando não são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos -, Lahesio Bonfim tem 15,6% das intenções de votos, contra 15,5% de Weverton Rocha. O governador Carlos Brandão, que concorre à reeleição, lidera a sondagem, com 36,6% de preferência do eleitorado.

Em franca ascensão na corrida às urnas, apesar das fake news disseminadas por adversários para prejudicá-lo e da perseguição em âmbito jurídico da qual tem sido vítima, Lahesio Bonfim teve o melhor desempenho entre todos os candidatos na pesquisa estimulada e agora tem como alvo Brandão, que pretende alcançar falando ao povo a verdade, sobretudo em relação à situação do Maranhão após quase oito anos sob o domínio do comunista Flávio Dino e agora do seu ex-vicr e pretenso sucessor por mais quatro anos.

Empate técnico entre Lahesio e Weverton na estimulada

A sondagem estimulada – quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos em uma lista para que seja escolhido um – mostrou que a diferença de Weverton Rocha para Lahesio Bonfim, permaneceu praticamente inalterada, O pedetista tem 22,4% de intenções de votos e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes aparece logo atrás, com 20,1%, persistindo, assim, o empate técnico entre os dois candidatos, dentro da margem de erro. O líder, conforme o levantamento, é Brandão, com 44,6% de preferência dos eleitores.

Nesse cenário, 6,3% do eleitorado declarou que não votará em nenhum dos candidatos, e 2,1% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Nove candidatos disputam e eleição para governador do Maranhão em 2022: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankie Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC), Lahésio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade), e Weverton Rocha (PDT).

Os questionários da pesquisa foram aplicados entre os dias 5 e 9 de setembro. Foram entrevistados 1.490 eleitores em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital, São Luís, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06547/2022.

Fonte Daniel Matos

Visits: 234