Investir no próprio negócio é o principal motivo de pedidos de empréstimo

A região esteve na contramão das demais do País, nas quais o pagamento de dívidas esteve em primeiro lugar na motivação pela tomada de crédito;

§ O Nordeste também teve percentual superior ao das outras regiões quando o interesse era abrir um novo negócio, segundo dados da fintech, que considerou contratos assinados em 2021;

§ Pagamento de dívidas é maior entre as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Apenas o Nordeste difere.

SÃO PAULO, fevereiro de 2022 – NOTA DE IMPRENSA
A Sim, fintech de crédito pessoal do Santander, realizou um levantamento sobre os principais motivos que levam os clientes a pedir empréstimos em sua plataforma digital. Entre os contratos fechados pela fintech em 2021, a principal faixa de consumidores do Nordeste, 31% dos pesquisados, optou por tomar crédito para “investir em um negócio já existente”.

O percentual foi superior ao daqueles que procuraram empréstimo para pagar dívidas, 27%. Um cenário diferente das demais regiões do País, nas quais a quitação de débitos apareceu em primeiro lugar: 47%, no Sudeste; 44%, no Sul; 41%, no Centro-Oeste; e 39%, no Norte.

Na média nacional, 42% dos clientes procuraram uma linha de crédito para saldar débitos, enquanto “investir em um negócio já existente” e “reformar um imóvel” foram as razões da tomada dos empréstimos para 20% e 12% dos clientes, respectivamente.

“Vimos no Nordeste um movimento diferente do restante do Brasil. É importante observar o contexto de retomada econômica com a intenção de investir em um negócio para fomentar a economia local”, diz Francisco Muñoz, CEO da Sim.

Ainda na linha de fomentar o empreendedorismo, os clientes da Sim no Nordeste foram os que mais, percentualmente, tomaram crédito motivados a investir na abertura de um novo negócio, com 10% dos pesquisados. Nas demais regiões, esses números ficaram em: Norte, 8%; Centro-Oeste, 6%; Sudeste, 4%; e Sul, 4%.

As principais motivações dos clientes do Nordeste:

Investir em um negócio já existente
31%

Pagar dívidas
27%

Reformar imóvel
11%

Outros
11%

Abrir novo negócio
10%

Despesas médicas
5%

Investir em estudos
3%

Viajar
1%


Kauê Diniz
(81) 98848 0876
Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo

Visits: 20