.
.
Governo entrega kits de medicamentos para municípios atingidos por desastres naturais

Governo entrega kits de medicamentos para municípios atingidos por desastres naturais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu continuidade, nesta segunda-feira (27), à entrega do kit calamidade (medicamento) a municípios maranhenses afetados por desastres naturais. Até o momento, os kits foram enviados para cinco municípios. 

“A chegada do Kit de medicamentos de emergência e insumos estratégicos é um reforço à atuação estadual nas respostas aos desastres. Reiteramos a nossa parceria com as prefeituras para que consigamos amenizar os impactos em relação à saúde, nos municípios”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos.

Com a instalação da Sala de Situação da Saúde, no último 21 de março, foi intensificado o diagnóstico situacional do cenário das emergências em saúde pública, bem como mapeamento estratégico dos municípios atingidos por desastres naturais, inclusive com a entrega dos kits de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde para os municípios afetados.

Os kits foram enviados para os municípios de Santa Luzia, Pedreiras, Poção de Pedras, São João do Carú e Alto Alegre do Pindaré. A distribuição do kit obedece a um mapeamento estratégico elaborado pela Sala de Situação da Saúde. A solicitação e dispensação dos medicamentos adota os critérios estabelecidos na portaria GM/MS Nº 874, de 4 de maio de 2021, que altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 1, de 28 de setembro de 2017.

Até o momento, a Sala de Situação da Saúde está monitorando 64 municípios. De acordo com o Decreto Estadual n.º 38.191, de 24 de março de  2023, 49 municípios maranhenses estão em situação de emergência.

O Ponto Focal do Vigidesastres no Maranhão, Flávia Oliveira, destacou que o kit é composto de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica. “Os kits foram encaminhados de forma personalizada, a partir do levantamento da necessidade de cada município. A estimativa é que os cinco kits atendam até 2.578 pessoas desabrigadas no período de um mês”.

Visits: 7

WhatsApp