Governo do Estado entrega importantes obras para a população de Tuntum e Sucupira do Norte

Governo do Estado entrega importantes obras para a população de Tuntum e Sucupira do Norte

O governo do Estado segue com as entregas de obras para a população maranhense. Nesta sexta-feira (13), nos municípios de Tuntum e Sucupira do Norte, a gestão estadual inaugurou importantes obras e fortaleceu a parceria com os municípios. 

As ações beneficiaram as pessoas nas áreas de mobilidade urbana, educação, saúde, lazer e segurança hídrica. As agendas, que ocorreram em parceria com as prefeituras, tiveram início em Tuntum. Na cidade, foram entregues 700 títulos de legitimação fundiária, iniciativa que dá prosseguimento às ações de regularização fundiária em curso no Maranhão e beneficia agricultores do estado.

Também foi reforçado o sistema de abastecimento de água da cidade com a perfuração e montagem de dois poços de 200m de profundidade, serviço realizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

“Queria agradecer ao governador Brandão que tem nos ajudado aqui em nossa cidade. Entregamos poços artesianos, feitos pela Caema. Um grande anseio da população que sofria com a falta de água e o problema foi, finalmente, resolvido”, destacou o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa.  

O novo sistema de abastecimento possui vazão de 40 mil litros de água por hora e beneficia, aproximadamente, seis mil famílias no centro da cidade e bairros adjacentes. Os investimentos no novo sistema de abastecimento foram da ordem de R$ 718.161,36. 

“Nós não tínhamos água e agora temos. Isso é muito bom. O governador está de parabéns porque trouxe esse poço para nós. O consumo de água era péssimo e agora melhorou bastante”, contou o empreendedor Antônio Alcides, um dos moradores beneficiado com a ampliação do abastecimento de água.

A população de Tuntum ainda foi beneficiada com a entrega de 20 recibos de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Houve a reinauguração da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a entrega de um carro Fiat Argo e uma ambulância para o SAMU. 

Também foram realizadas outras inaugurações como a do Centro de Imagem Municipal Iracema Borges de Almeida, a do Mercado Municipal Prefeito Chico Cunha, e a reinauguração da Praça de Alimentação Adalgisa Ferreira de Morais, bem como a entrega de carrinhos de alimentação do Programa Tuntum Empreendedor. 

Sucupira do Norte

As entregas também ocorreram em Sucupira do Norte no dia em que a cidade comemorou 61 anos de emancipação política. O governo do Estado entregou ao município as seguintes obras: serviço de pavimentação asfáltica nas ruas 1º de maio e Marçala Barros Carneiro e ampliou o abastecimento de água com um poço artesiano na Rua Adonias Lucas de Lacerda. 

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil e da Comunicação Social, Sebastião Madeira, falou das entregas. “Estamos aqui mais uma vez cumprindo a orientação do governador Carlos Brandão e entregamos asfalto, poço artesiano e inauguramos outras obras em parceria com o município. Esse é o ritmo do governo Carlos Brandão, fazendo obras, cumprindo compromissos e principalmente fazendo parcerias para administrar o Maranhão”, afirmou Sebastião Madeira. 

Na ocasião, o presidente do Iterma, Anderson Pires, assinou Termo de Autorização para Regularização Fundiária Urbana e Rural em Sucupira do Norte. Além disso, o presidente da Caema, Marco Aurélio Alves Freitas, anunciou a implantação de um poço profundo, com vazão acima de 60m³.

A comitiva ainda participou das entregas de obras municipais como a do calçamento na Rua 2 de Novembro, da ampliação da UEB Maria Benigno, da reforma e ampliação da sede da Secretaria Municipal de Educação e de uma praça em frente ao ginásio poliesportivo.

“Quero agradecer muito ao governador Carlos Brandão e toda sua equipe que trouxeram muitas ações para a nossa cidade. A gente fica muito contente com essa parceria com o governo do Estado”, afirmou o prefeito de Sucupira do Norte, Marcony dos Santos.