Governo do Distrito  Federal anuncia reforço na segurança de 40 escolas após ameaça de ataque

Governo do Distrito Federal anuncia reforço na segurança de 40 escolas após ameaça de ataque

Diante do recente caso de ameaça de escola, o Executivo adotará medidas para reforçar a segurança nas instituições de ensino públicas do Distrito Federal. As medidas foram discutidas nesta terça-feira (19/3), em reunião entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e os secretários de Segurança, Anderson Gustavo Torres, e de Educação, Rafael Parente. Também participaram a comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Sheyla Soares Sampaio; o secretário-adjunto da Casa Civil, Marcelo Martins da Cunha; e o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Lima de Oliveira.
De acordo com Parente, nos próximos dias, cerca de 40 escolas contarão com a presença de policiais deslocados de outros grupamentos para reforçar o efetivo do Batalhão Escolar. Entre 150 e 180 militares atuarão em colégios considerados “problemáticos”. “Vamos reforçar a questão da inteligência e das rondas perto das escolas nos próximos dias. Em algumas, ficarão permanentemente. Outros ficarão entre dois ou três colégios. Isso vai depender do caso, da gravidade, da situação de violência e da agressividade”, detalhou Rafael Parente.
Cerca de 40 instituições de ensino passarão por esse monitoramento de inteligência e com fiscalização in loco e em mídias sociais. Entre as regiões administrativas que terão colégios com segurança reforçada estão Ceilândia, Gama, Planaltina e São Sebastião. “Infelizmente, estamos em uma fase de insegurança e temos tido brincadeiras infelizes em relação a comportamento dos adolescentes e precisamos inibir isso. Precisamos de uma resposta da Polícia Militar. Sabemos que será nos próximos dias”, declarou o secretário de Educação. 
Na sexta-feira (15/3), Parente afirmou que a pasta registrou casos de ameaças feitas por estudantes de quatro escolas da rede pública. As ocorrências foram investigadas, mas informações sobre os envolvidos não foram divulgadas para não atrapalhar o andamento dos trabalhos. Ele acrescentou que a nova medida não tem relação com as escolas de gestão compartilhada e que o Governo do Distrito Federal (GDF) aguarda apoio do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a quantidade de escolas desse modelo. 


Plano estratégico 

O secretário afirmou, ainda, que o governador deve anunciar, nesta quarta-feira (20/3), um programa com uma série de ações focadas na educação. Intitulado EducaDF, o plano estratégico criado pelo Executivo envolverá cinco bandeiras com temas a serem encampados ao longo dos quatro anos de governo.
As frentes contemplam inovação tecnológica, segurança, excelência no ensino, construção de mais creches e escolas, além da valorização e do fortalecimento dos profissionais da área. Os detalhes, segundo Parente, serão divulgados a partir das 10h, em cerimônia no Palácio do Buriti. Ainda não há, contudo, registros sobre o evento na agenda pública do governador.

Correio Brasiliense

TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT22222222222222222222222222
WhatsApp