Governo capacita Regionais de Saúde para a vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a capacitação de coordenadores de imunização e suporte técnico das 19 unidades regionais para instruções sobre o cadastro prévio no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) e operacionalização do Módulo COVID-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O treinamento, que acontece durante os dias 10 e 23 de janeiro, faz parte das ações do Maranhão que precedem a vacinação contra a Covid-19. 

“Nesta segunda-feira, as Regionais de Presidente Dutra, Barra do Corda, Rosário e Pinheiro receberam técnicos do Conecta SUS e da Coordenação Estadual de Imunização, responsáveis pelo treinamento. Na oportunidade, os capacitandos também efetuaram cadastro no Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso, a fim de terem acesso ao Módulo de Campanha Covid-19, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização”, disse o coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques. 

Capacitação de coordenadores de imunização (Foto: Reprodução)

Segundo a gestora da Regional de Saúde de Rosário, Laydiany Paixão, o treinamento responde dúvidas e serve para alinhar métodos de operacionalização. “Será a chance que os municípios terão para aprender mais sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Além disso, os estabelecimentos de saúde deverão fazer seus cadastros e registro das vacinas da campanha, assim como os vacinados e o número de doses aplicadas durante toda a campanha”, pontuou. 

Os treinamentos terão como rotina dois dias de execução, onde serão abordados temas como “Logística da Campanha de Vacinação”, “Apresentação da Plataforma SPCA – Usuário/Sistema”, “Fluxo de acesso aos Gestores Municipais Master para liberação SI-PNI”, entre outros. 
As Unidades Regionais de Saúde são responsáveis pela recepção das doses e o seu respectivo condicionamento. Em posse delas, a distribuição será feita via Central Estadual, com o auxílio de vans climatizadas, aos municípios, que são responsáveis pela aplicação das vacinas.

Deixe seu comentário
VALMIR ARAÚJO