Governadores do Nordeste assinam carta em defesa da democracia e das instituições

G1 RN :

Sete governadores e dois vices dos estados do Nordeste assinaram nesta quarta-feira (25) uma carta em defesa da democracia e das instituições. O documento cita que as instituições estaduais cumprirão a missão “de proteger a ordem pública” e de não participar “de qualquer ação que esteja fora da Constituição”.

A nota foi assinada em uma reunião do Consórcio Nordeste em Natal, no Rio Grande do Norte, e conclama a sociedade e as instituições “a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz”, alegando que “somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza” (veja a nota na íntegra no fim).

Ao mencionar a ordem pública, os governadores também se referem às polícias militares. Na segunda-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afastou um comandante da PM que havia atacado o STF.

Recentemente, gestores de 24 estados pediram, durante o Fórum Nacional de Governadores, uma reunião com o presidente da República Jair Bolsonaro para tentar diminuir a tensão entre os poderes.

A solicitação aconteceu poucos dias depois do presidente pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e a Polícia Federal deflagrar uma operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Deixe seu comentário
VALMIR ARAÚJO