Enchentes – No ‘Café com Notícias’, coronel Célio Roberto detalha ações de auxílio a atingidos

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (5), na TV Assembleia, abordou o drama das enchentes no Maranhão. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel Célio Roberto de Araújo, conversou com a jornalista Elda Borges e apresentou um painel das ações realizadas no estado e da situação dos municípios que têm sido atingidos pelas fortes chuvas nas últimas semanas.

Segundo o coronel, o quadro atual confirma as previsões de que os meses de janeiro, fevereiro e março, assim como abril, teriam chuvas acima da faixa de normalidade no estado. Ele reforçou que as cheias são consequência do aumento do volume de água nas cinco principais bacias do Maranhão, que são Tocantins, Itapecuru, Mearim, Gurupi e Pindaré.

“O governador Carlos Brandão, no dia 25 de janeiro deste ano, instituiu um Comitê Gestor, que tem feito um trabalho super importante. São secretarias e órgãos que têm transversalidade nessa área. Todos estão trabalhando de forma integrada. As ações de resposta para socorrer as vítimas e trazer uma minimização dos danos têm sido imediatas”, observou.

O coronel destacou os problemas vividos em Buriticupu, cidade que sofre com o fenômeno da voçoroca, abismos provocados pela erosão do solo, e que vem sendo alvo de ação intensificada visando conter o processo natural, agravado pelas chuvas.

“Nós acionamos a Defesa Civil Nacional que, junto com a nossa equipe, fez um levantamento no município, e nós indicamos que, além do estado de emergência, decretado pelo governador, fosse também decretado o estado de calamidade pública. Essa é uma forma de dizer que o Município não consegue mais resolver o desastre sozinho”, relatou.

Dney Justino

Pontos críticos

Segundo o coronel, outros pontos críticos que estão sendo alvos de atenção redobrada são as áreas de encosta, com riscos de desabamento. Só em São Luís são 80 áreas de risco sendo monitoradas pela Defesa Civil. “Nossa maior preocupação é resguardar a vida das pessoas”, disse ao detalhar os procedimentos realizados aos primeiros sinais de elevação do nível de um rio.

O coronel Célio Roberto de Araújo elencou, ainda, ações de apoio voltadas a quem está necessitando, citando medidas do governo estadual como o fornecimento de alimentação nas cidades que têm Restaurante Popular, e a doação de cestas básicas.

O programa ‘Café com Notícias’ tem produção da jornalista Márcia Macieira e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Visits: 6