EM FORTALEZA, POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO LOCALIZA E PRENDE HOMEM POR EXTORSÃO E DIFAMAÇÃO COM USO DE REDE SOCIAL EM SÃO DOMINGOS

A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil do Ceará, conseguiu, na manhã desta quarta-feira(1º), localizar e prender na cidade de Fortaleza, um homem, de 27 anos, alvo de uma investigação da Polícia Judiciária maranhense que apura os crimes de extorsão e difamação praticados contra pelo menos duas vítimas da cidade de São Domingos do Maranhão.

Segundo as investigações da Delegacia de Polícia de São Domingos do Maranhão, em dezembro de 2022, uma das vítimas tomou conhecimento de que o usuário do perfil da rede social Instagram “PEDRO_R0DRIGUES07” divulgou diversas informações difamatórias na citada rede social.

As investigações apontaram ainda que, o usuário por trás do perfil falso, criou, utilizando a conta vinculada a um terminal telefônico, um grupo de WhatsApp intitulado “Grupo de São Domingos” onde divulgou fotografias e vídeos de cenas de nudez e de sexo afirmando categoricamente a participação da vítima. Além disso, em conversa de bate-papo na rede social Instagram, o criminoso exigiu que a vítima lhe fizesse uma transferência bancária via Pix para que ele pudesse desmentir as informações e se retratar, caso contrário os ataques à imagem do ofendido não teriam fim.

A Polícia Civil do Maranhão ainda descobriu que, do mesmo modo, o perfil “fake” PEDRO_R0DRIGUES07, na rede social Instagram, divulgou diversas fotografias em que aparece o corpo de uma mulher nua, onde ele afirmou para vários usuários da referida rede social que a pessoa seria uma outra vítima residente no município de São Domingos do Maranhão.

Ainda segundo com as investigações, o investigado propagou nos grupoS de WhatsApp e instagram diversas mensagens de natureza difamatória contra a ofendida, exigindo ainda que a vítima lhe pagasse certa quantia em dinheiro para que ele se retratasse e negasse os fatos ofensivos à honra dela.

Em razão destes fatos, a Delegacia de São Domingos do Maranhão, após se valer de diversas técnicas investigativas, conseguiu obter diversos elementos de autoria dos crimes de extorsão e de difamação representando em seguida pela expedição de mandado de busca e apreensão no endereço do investigado, bem como pela decretação de sua prisão preventiva.

Nesta quarta, policiais civis do Maranhão e do Ceará estiveram na residência do suspeito, onde além do mandado de prisão, também cumpriram um mandado de busca e apreensão que resultou na apreensão de aparelhos de celular, pendrives, cartões de memória e duas armas de fogo. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado à unidade prisional do Estado do Ceará, onde deverá permanecer à disposição da justiça.

Visits: 14