Deputados destacam Projeto Amazônico de Gestão Sustentável e investimentos na agricultura familiar

Os deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Rafael Leitoa (PSB) repercutiram, na sessão plenária desta quarta-feira (17), o lançamento do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que contará com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Na tribuna, os parlamentares falaram sobre a importância dos investimentos para o desenvolvimento da agricultura familiar e preservação do meio ambiente. O deputado Rodrigo Lago lembrou que, quando esteve à frente da SAF, o projeto já estava em andamento e destacou a satisfação em vê-lo sendo concretizado. 

“Eu passei pela Secretaria da Agricultura Familiar e por lá encontrei uma semente plantada, ainda na gestão do secretário Júlio Mendonça, que depois continuou acompanhando esse projeto pela Agerp. Agora, a gente vê a culminância com o início realmente da execução desse importante projeto que preserva o nosso meio ambiente, ao mesmo tempo que desenvolve a nossa agricultura familiar”, assinalou Rodrigo Lago.

Investimentos

No mesmo sentido, o deputado Júlio Mendonça ratificou a importância do projeto e frisou que a iniciativa dialoga com duas vertentes muito fortes, que são a proteção ambiental e a geração de emprego e renda. O parlamentar afirmou que o Pages deve beneficiar 37 municípios da região Pré-Amazônica, além de 20 mil famílias que subsistem da agricultura familiar.

“O FIDA, por meio do governo alemão, entra com 50% dos recursos e o Governo do Estado, sob a liderança do governador Brandão, entrará com 50%. A SAF coordenará o projeto junto com a Sema e os demais órgãos, como o Iterma e a Agerp. É um momento ímpar para o nosso estado, porque define, claramente, uma linha de atuação baseada na pauta atual, que é a pauta ambiental e da agricultura familiar”, completou.

O deputado Rafael afirmou que a concretização do Pages foi iniciada há alguns anos com o apoio da Assembleia Legislativa, que assegurou a possibilidade de atrair recursos para o Maranhão provenientes do FIDA. Ele também reforçou que os investimentos na agricultura familiar, bem como a regularização fundiária são pautas prioritárias do governo Carlos Brandão.

“O governador Carlos Brandão, na sua essência de homem do campo, une também a efetivação dessas políticas para que a gente possa, ainda mais, melhorar a eficiência da agricultura familiar do nosso estado. Eu costumo dizer que o nosso principal ativo são os nossos recursos hídricos. Nós temos a água, nós temos a terra e, com certeza, com os recursos necessários sendo aplicados, nós vamos desenvolver ainda mais a nossa agricultura familiar”, finalizou. 

Visits: 4