Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa visita Complexo de Produção de Gás Natural em Santo Antonio dos Lopes

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Fábio Macêdo (PDT) e composta pelos deputados Arnaldo Melo (MDB), Zito Rolim (PDT) e Ciro Neto (PP), discutiu, nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Dom Pedro, a exploração do gás natural no Maranhão e seus possíveis usos para benefício da população maranhense, principalmente da região. 

O Complexo Parnaíba, onde o gás natural é explorado, é um dos maiores complexos termelétricos do país , responsável por 11% da geração térmica do Brasil. 

“Por isso, vamos aprofundar a discussão , para questionar o porquê de cidades localizadas no entorno da Eneva não usufruírem do benefício dos royalties, como é o caso de Dom Pedro. Vamos ampliar os debates, realizando audiências em outras Câmaras Municipais, onde o produto é explorado”, enfatizou Fábio Macêdo.

O deputado Arnaldo Melo destacou a importância do tema. “Este é um assunto importantíssimo e independentemente do que isso pode gerar em termo de riqueza, pode trazer conforto,  possibilidades e assistência aos nossos consumidores, ainda que a longo prazo. O Maranhão precisa disso e, por isso, a Assembleia estará presente durante meses, talvez até anos, para que possamos usar da melhor forma essa riqueza, que é originária do Maranhão”, disse. 

Apesar de estar localizado no Maranhão, o produto é comercializado apenas para fora do estado. “Esse consumo já é natural e corriqueiro em outros estados, enquanto que o produto é produzido em nossas terras e não utilizamos em nosso benefício. Essa é nossa principal preocupação , haja vista que o transporte público precisa ser barateado, por exemplo, e temos uma alternativa muito próxima, porém ainda inviável ”, avaliou o deputado Zito Rolim.

Os vereadores agradeceram o apoio dos deputados na luta para a distribuição mais abrangente dos royalties. A cidade de Dom Pedro não está entre os beneficiados com a exploração do produto.

“Com imensa alegria recebemos o apoio em nossa Casa. A vinda deles nos traz esperança de conseguirmos melhorias para a nossa cidade. Estamos ainda mais felizes com a representatividade da Assembleia aqui na Câmara para tratar desse tema”, enfatizou Rosa Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Dom Pedro.

O deputado Ciro Neto disse que é importante estar em contato com os vereadores. “São eles que estão mais próximos das comunidades. O povo pode estar sofrendo por estar passando uma linha de transmissão ou gasoduto dentro do bairro e poderão receber o benefício dos royalties em forma de escolas, postos de saúde, pavimentação. Por isso, é importante ouví-los dentro desse processo”, acentuou. 

Após a reunião, os deputados seguiram para visita no Complexo Parnaíba de Produção de Gás Natural, administrado pela empresa Eneva. No local, a comitiva assistiu a um vídeo institucional explicativo sobre o funcionamento da termelétrica.

Em seguida, os parlamentares conheceram as instalações do reservatório Gavião Real, primeiro campo a entrar em produção, criado em 2013. Depois, os deputados visitaram a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde o produto depois de ser extraído das cidades de Santo Antônio dos Lopes, Pedreiras, Trizidela do Vale e Capinzal do Norte é, finalmente, tratado, para ser distribuído e comercializado. 

“Fizemos uma visita proveitosa, que deixou ainda mais claro a necessidade de ampliação dos benefícios para municípios vizinhos à Eneva. Começamos a entender como o nosso gás está sendo usado, que é para energia elétrica enviada para fora do estado . Nem desse benefício usufruímos. Portanto, vamos ampliar ainda mais as discussões, agora, com a presença dos órgãos interessados” , ressaltou Fábio Macêdo. 

O gerente institucional da Eneva falou sobre a importância da ida dos deputados à empresa e afirmou que existe preocupação  em valorizar a mão-de-obra local. “Ficamos muito felizes em poder mostrar como funciona nosso trabalho, que temos muito orgulho de fazer. Instituições federais de ensino técnico se estabeleceram na região e nós temos trazido esse pessoal que se forma e que é altamente qualificado, preparados-os para trabalhar conosco” , disse Gianluca Ciola, gerente institucional.

Visits: 4