Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa visita Complexo de Produção de Gás Natural em Santo Antonio dos Lopes

Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa visita Complexo de Produção de Gás Natural em Santo Antonio dos Lopes

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Fábio Macêdo (PDT) e composta pelos deputados Arnaldo Melo (MDB), Zito Rolim (PDT) e Ciro Neto (PP), discutiu, nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Dom Pedro, a exploração do gás natural no Maranhão e seus possíveis usos para benefício da população maranhense, principalmente da região. 

O Complexo Parnaíba, onde o gás natural é explorado, é um dos maiores complexos termelétricos do país , responsável por 11% da geração térmica do Brasil. 

“Por isso, vamos aprofundar a discussão , para questionar o porquê de cidades localizadas no entorno da Eneva não usufruírem do benefício dos royalties, como é o caso de Dom Pedro. Vamos ampliar os debates, realizando audiências em outras Câmaras Municipais, onde o produto é explorado”, enfatizou Fábio Macêdo.

O deputado Arnaldo Melo destacou a importância do tema. “Este é um assunto importantíssimo e independentemente do que isso pode gerar em termo de riqueza, pode trazer conforto,  possibilidades e assistência aos nossos consumidores, ainda que a longo prazo. O Maranhão precisa disso e, por isso, a Assembleia estará presente durante meses, talvez até anos, para que possamos usar da melhor forma essa riqueza, que é originária do Maranhão”, disse. 

Apesar de estar localizado no Maranhão, o produto é comercializado apenas para fora do estado. “Esse consumo já é natural e corriqueiro em outros estados, enquanto que o produto é produzido em nossas terras e não utilizamos em nosso benefício. Essa é nossa principal preocupação , haja vista que o transporte público precisa ser barateado, por exemplo, e temos uma alternativa muito próxima, porém ainda inviável ”, avaliou o deputado Zito Rolim.

Os vereadores agradeceram o apoio dos deputados na luta para a distribuição mais abrangente dos royalties. A cidade de Dom Pedro não está entre os beneficiados com a exploração do produto.

“Com imensa alegria recebemos o apoio em nossa Casa. A vinda deles nos traz esperança de conseguirmos melhorias para a nossa cidade. Estamos ainda mais felizes com a representatividade da Assembleia aqui na Câmara para tratar desse tema”, enfatizou Rosa Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Dom Pedro.

O deputado Ciro Neto disse que é importante estar em contato com os vereadores. “São eles que estão mais próximos das comunidades. O povo pode estar sofrendo por estar passando uma linha de transmissão ou gasoduto dentro do bairro e poderão receber o benefício dos royalties em forma de escolas, postos de saúde, pavimentação. Por isso, é importante ouví-los dentro desse processo”, acentuou. 

Após a reunião, os deputados seguiram para visita no Complexo Parnaíba de Produção de Gás Natural, administrado pela empresa Eneva. No local, a comitiva assistiu a um vídeo institucional explicativo sobre o funcionamento da termelétrica.

Em seguida, os parlamentares conheceram as instalações do reservatório Gavião Real, primeiro campo a entrar em produção, criado em 2013. Depois, os deputados visitaram a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), onde o produto depois de ser extraído das cidades de Santo Antônio dos Lopes, Pedreiras, Trizidela do Vale e Capinzal do Norte é, finalmente, tratado, para ser distribuído e comercializado. 

“Fizemos uma visita proveitosa, que deixou ainda mais claro a necessidade de ampliação dos benefícios para municípios vizinhos à Eneva. Começamos a entender como o nosso gás está sendo usado, que é para energia elétrica enviada para fora do estado . Nem desse benefício usufruímos. Portanto, vamos ampliar ainda mais as discussões, agora, com a presença dos órgãos interessados” , ressaltou Fábio Macêdo. 

O gerente institucional da Eneva falou sobre a importância da ida dos deputados à empresa e afirmou que existe preocupação  em valorizar a mão-de-obra local. “Ficamos muito felizes em poder mostrar como funciona nosso trabalho, que temos muito orgulho de fazer. Instituições federais de ensino técnico se estabeleceram na região e nós temos trazido esse pessoal que se forma e que é altamente qualificado, preparados-os para trabalhar conosco” , disse Gianluca Ciola, gerente institucional.

3 Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Comments are closed