Cigarros contabandeados

PRF apreende 13 mil maços de cigarros contrabandeados, em Dom Eliseu/PA

No último domingo (07), no município de Dom Eliseu (PA) no nordeste paraense, a Polícia Rodoviária Federal (PA) abordou um caminhão modelo Volvo tracionando um semirreboque, durante fiscalização de rotina no km 16 da BR-010.

Ao ser questionado sobre as notas fiscais das cargas transportadas, o condutor apresentou à equipe um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) informando que o produto seria Cacau em grãos e Castanha do Pará. O motorista também afirmou que teria recebido a carga de um desconhecido e que estaria levando a mesma para a cidade de São Paulo (SP), no sudeste do país.

Durante a abordagem para a conferência da carga e verificação se a mesma estava de acordo com a Nota Fiscal apresentada pelo condutor, a equipe encontrou inicialmente indícios de possíveis irregularidades como o fato de o veículo estar com o peso acima do que havia descriminado no documento fiscal.

A equipe, portanto, solicitou a abertura do baú para confrontar as mercadorias. Ao analisar a carga, foi constatado a presença de cerca de 13.000 (treze mil) carteiras de cigarro oriundos da República Popular da China, além da presença também de 1.500 (um mil e quinhentas) TVs BOX e 15.600 (quinze mil e seiscentas) peças de vestuário, dentre outras mercadorias de diversas marcas e eletrodomésticos diversos.

Diante da ausência de documentação fiscal e desembaraço alfandegário, a carga e os veículos foram encaminhados a Receita Federal e o condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis. Foram constatados, a princípio, os crimes de descaminho e contrabando.

Deixe seu comentário
VALMIR ARAÚJO