Cem municípios maranhenses já receberam kits pedagógicos e literários por meio do Pacto pela Aprendizagem

Nesta segunda-feira (26) foi a vez de mais 32 cidades maranhenses receberem seus kits literários e pedagógicos para apoio à alfabetização na idade certa e preparação para retorno híbrido às aulas presenciais. A entrega reuniu prefeitos e secretários municipais de Educação na sexta etapa da entrega dos kits realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A iniciativa é parte do Pacto pelo Aprendizagem e do Regime de Colaboração que visa contribuir para o fortalecimento da aprendizagem de estudantes das redes municipais e ainda auxiliar na preparação dos espaços escolares de leitura, em um total de 100 municípios maranhenses, meta alcançada nesta etapa, em entrega realizada no Colégio Militar Tiradentes, em São Luís.

“Mais uma entrega do Programa Escola Digna, pelo fortalecimento da aprendizagem. Nós sabemos que a agenda da construção cumpre esse papel fundamental de dar condições de trabalho e também garantir um acesso e permanência com qualidade aos nossos estudantes. A entrega desses livros garante um direito fundamental, que é o acesso ao livro e à leitura”, explicou a secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra.

“Então, no retorno às aulas, de forma híbrida, nossos estudantes municipais terão ainda mais esse reforço. Porque o Escola Digna é assim, olha para a nossa rede estadual, mas também caminha em uma parceria muito profícua com as prefeituras municipais para garantir essa educação de qualidade em todo o Maranhão”, complementou a secretária. 

Nesta etapa, que contabiliza a sexta já coordenada pela Seduc, os municípios contemplados foram: Anajatuba, Arame, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Cachoeira Grande, Cândido Mendes, Cidelândia, Codó, Colinas, Esperantinópolis, Graça Aranha, Icatu, Itinga, Parnarama, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São Benedito do Rio Preto, São Domingos, São Mateus, São Roberto, Senador Alexandre Costa, Serrano, Sítio Novo, Timbiras, Turiaçu e Vitória do Mearim.

“Essa é uma entrega muito importante, que contempla os municípios a receberem esses kits, que nos vêm com muita alegria, pois vão nos auxiliar com o aprendizado dos nossos alunos. Estamos muito felizes! Agradecemos ao nosso secretário Felipe Camarão – que sempre é muito humano, e ao nosso governador Flávio Dino – que sempre investe na educação. Para nós é uma satisfação muito grande estar participando desse momento e recebendo esses kits”, declarou Elisangela Castro, secretária Municipal de Educação de São Roberto.   

Cada município recebeu um kit para espaço de leitura, contendo 4 estantes, 576 livros de literatura brasileira, 100 livros de autores maranhenses; e um kit de material escolar, com 900 cadernos de matéria e mais de 2700 itens de papelaria (grafite, canetas azuis, vermelhas e pretas, caixas de pontas de grafite, calculadora com pilha e régua). Os municípios também ganharam formação para técnicos responsáveis pelas bibliotecas municipais. 

“Um dos grandes desafios de todos nós professores da educação básica é ensinar a leitura para os nossos alunos. Ensinar não só a decifrar códigos, mas o hábito da leitura. Então eu acredito que, através dessa ação, do Governo do Estado com a aquisição dessa material que hoje está chegando às nossas mãos, estaremos mais fortalecidos para o enfretamento desse grande desafio”, afirmou a secretária Municipal de Educação de Anajatuba, Aurisciley Sampaio.

A entrega dos kits contou ainda com a presença das escritoras Ceres Fernandes, membro da Academia Maranhense de Letras, e Dilercy Adler, que é autora de alguns dos títulos literários maranhenses entregues pelo Governo do Maranhão.

“Eu parabenizo a Seduc e o Governo do Estado. Fico honrada em saber que alguns dos meus livros fazem parte desse projeto”, concluiu Dilercy Adler.

Visits: 12