Caminhão com carga de madeira serrada é apreendido na BR 010, em Porto Franco

Do G1:

A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) apreendeu na madrugada desta sexta-feira (26) no km 156 da BR-010, no município de Porto Franco, localizado a 710 km de São Luís, um caminhão com carregamento de madeira serrada. Segundo a polícia, ao ser abordado, foram encontradas algumas irregularidades nos documentos que comprovam a legalidade do transporte da madeira.

De acordo com a PRF-MA, a nota fiscal e a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i) e emitida no Pará eram autênticas, mas durante a inspeção da carga foi comprovado que a quantidade de madeira transportada que corresponde a 22m³, era maior do que o valor informado nos documentos, que era de 16m³.

Além disso, os materiais que estavam descritos nos documentos (ripa e caibro) entregues aos policiais rodoviários, eram diferentes da carga que estava sendo transportada (pranchas. Segundo a Instrução Normativa traz: Art, 48, o documento de origem florestal é considerado inválido quando forem verificadas inconsistências na quantidade ou volume do produto transportado e que seja diferente do autorizado e declarado nos órgãos responsáveis.

Por conta disso, o caminhão com placa do estado do Rio Grande do Norte e a carga foi apreendida e retida no posto da PRF. O motorista e um passageiro do caminhão foram liberados após a apresentação de documentos. A carga ficará à disposição do Ibama.

Visits: 4