Brigadistas tentam controlar incêndio que já dura 15 dias na Chapada das Mesas no Maranhão

A área é um dos pontos turísticos mais importantes do estado e conta com uma área de 160 mil hectares. Mais de 9 mil focos de incêndio já foram registrados no Maranhão, diz Inpe.

Brigadistas do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) tentam há 24h controlar um incêndio que atinge parte da Chapada das Mesas, em Carolina, cidade a 860 km de São Luís. A área é um dos pontos turísticos mais importantes do estado e conta com uma área de 160 mil hectares.

As chamas começaram há 15 dias e desde então, há uma dificuldade em controlar o incêndio, devido as altas temperaturas, ventos fortes e a vegetação seca presente na área.

Segundo Corpo de Bombeiros, não há perigo das chamas chegarem ao Complexo Turístico da Pedra Caída, que recebe milhares de turistas durante o ano todo. A área está funcionando normalmente.

Por conta dos ventos fortes, essas chamas estão se espalhando para outras áreas do parque, onde moram famílias em comunidades rurais.

Em todo o Maranhão, já foram registrados mais de 9,3 mil focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A região de cerrado onde fica localizado a Chapada das Mesas é uma das mais atingidas.

Balsas, cidade a 810 km de São Luís, também registra focos de incêndio em vários pontos da cidade. O fogo pode ser visto em parte da vegetação nativa da região, dentre elas, áreas agrícolas e terrenos baldios onde há presença de vegetação.

Fonte G1MA