Brandão entrega Prêmio Escola Digna e anuncia apoio às redes municipais de ensino para redução de desigualdades

Nesta terça-feira (22), em São Luís, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu o “Encontro da educação com prefeitos e prefeitas: juntos pela alfabetização das crianças”, como forma de apoiar os municípios na implementação de melhorias nas redes de ensino e redução de desigualdades.

O diálogo, ocorrido no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reuniu, além do governador Carlos Brandão, mais de 500 pessoas entre prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores educacionais, representantes das Unidades Regionais de Educação, articuladores pedagógicos regionais e diretores.

O evento também possibilitou a discussão sobre as novas regras de repartição do ICMS, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação, que é calculado, anualmente, por meio do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama); além da entrega do Prêmio Escola Digna.

“A partir da mudança na Constituição, 20% do ICMS terá que ser aplicado na educação. Hoje, a nossa secretária orienta os prefeitos sobre como aplicar e melhorar os indicadores. Também estamos entregando premiação para as escolas que tiveram melhor desempenho como Escola Digna, isso é muito importante como estímulo positivo à concorrência entre escolas para a melhoria dos nossos indicadores”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Na oportunidade, Brandão também anunciou, de maneira inédita, a preparação do governo para o selo ‘Prefeito da Educação’, iniciativa voltada ao reconhecimento dos prefeitos em razão do trabalho exitoso na área da educação, na promoção da aprendizagem e na redução das desigualdades do Maranhão.

“Será um prêmio para que os prefeitos possam melhorar o ensino e para participarem, também, desse torneio da melhor Escola Digna entre os colégios com melhores desempenhos”, anunciou o governador.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, explica que o encontro valoriza o desenvolvimento do ensino-aprendizagem maranhense e incentiva o apoio mútuo entre o governo do Estado e prefeituras municipais.

“É muito importante porque se valoriza o processo de ensino-aprendizagem, que é o mais relevante. É o fomento, o desenvolvimento e a construção de conhecimento de forma positiva. Aqui, entrelaçamos o estado e os municípios para efetivar o regime de colaboração”, explicou a secretária da Seduc.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marconny Wellington, destaca que o encontro faz parte da valorização e motivação dos educadores municipais.

“Um encontro como este fortalece o nosso regime de colaboração, o processo e a qualidade educacional do estado. Os municípios que estão aqui, vieram como parte do processo de motivação ao Pacto pela Aprendizagem”, destacou o presidente da Undime.

Prêmio Escola Digna

Durante o encontro, também foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Escola Digna, em reconhecimento às 18 escolas públicas com os melhores resultados de aprendizagem, localizadas em 11 municípios de diferentes regiões do Maranhão

A premiação foi realizada com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental no Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama), realizado em 2021.

O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso, que teve o município beneficiado com o Prêmio Escola Digna, comemora o trabalho dos educadores e a parceria do governo do Maranhão na capacitação aos professores.

“Nós fomos premiados com o Prêmio Escola Digna, é o resultado de um trabalho da nossa equipe, secretária, diretores e coordenadores, a quem agradeço de coração. Isso também é fruto de parceria junto ao governo, que nos dá corrente de formação aos professores e coordenadores, um trabalho de mão dupla”, pontuou Accioly.

Entrega de veículos às UREs

Ainda na manhã desta terça-feira (22), no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão deu mais um avanço no projeto de melhoria da educação no estado a partir da entrega de 19 veículos, do tipo caminhonete, em apoio e fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs).

A entrega de veículos às UREs foi a primeira realizada pela gestão do governador Carlos Brandão, para garantir o deslocamento ágil e seguro às escolas, permitindo a resolução de problemas que as escolas possam vir a ter, além de acompanhar as ações educacionais aos mais de 300 mil alunos da rede estadual.

“Cada veículo vai permitir que os gestores possam acompanhar, de perto, o que está acontecendo em cada um dos municípios, fazer um diagnóstico com metas estabelecidas pelo governo, para que a gente possa melhorar o Ideb do nosso estado. Não adianta apenas reformarmos as escolas”, destacou o governador Carlos Brandão.

Visits: 0