. .
Mais previsões: Meteorologia Lisboa

Bebê levada pelo tráfico de pessoas a Portugal retorna ao Brasil 1 ano e 4 meses depois

Por decisão judicial, menina será encamin

Um ano e quatro meses após ser levada recém-nascida para Portugal, vítima de tráfico internacional de pessoas, uma bebê de Valinhos (SP) voltou ao Brasil em uma operação coordenada entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Judiciária Portuguesa.

A menina que havia sido levada para o exterior em 16 de novembro de 2023, pelo empresário português Marcio Mendes Rocha, foi encontrada em dezembro do mesmo ano com o marido do suspeito, na cidade de Valongo, na região metropolitana de Porto, em Portugal.

Desde então, a menina ficou sob cuidados de uma família acolhedora no país europeu. Segundo decisão da Justiça, a bebê será entregue aos cuidados de uma instituição de Valinhos que promove o acolhimento familiar.

Para repatriar o bebê, policiais federais brasileiras permaneceram alguns dias com contato e cuidados com o bebê em Portugal juntamente com a família acolhedora portuguesa.

Segundo a PF, a medida garantiu uma “forma digna e humanizada para a mudança de país para um bebê que já compreende e reconhece pessoas e lugares.”

“Em atenção à dignidade e ao bem-estar do bebê, a Família Acolhedora em Portugal já está em contato com a Família Acolhedora no Brasil, para compartilhar informações essenciais e garantir uma transição acolhedora e cuidadosa. O vínculo criado durante esse período será respeitado, e as famílias continuarão em comunicação, mantendo um elo que visa o melhor interesse da criança”, destaca o comunicado da PF.

Batizada de Pérola, a operação foi concluída nesta segunda-feira (24) com a repatriação da menina.

Durante o período em que esteve em Portugal, autoridades do país europeu precisaram confirmar que efetivamente ela não se tratava de criança portuguesa, pois os registros haviam sido falsificados quanto a sua nacionalidade e naturalidade.

O processo para repatriar a criança cumpriu o que determina o Protocolo de Palermo, marco internacional que consolida e orienta a estratégia global de prevenção, repressão e punição do tráfico de pessoas.

Por G1 globo

Deixe seu recado