Asteroide gigante passará perto da Terra 25 vezes mais rápido que os caças

TOPBUZZ

A velocidade do asteroide gigantesco é 63 vezes superior à de um Boeing 737 e 25 vezes maior que a de um caça F-22 Raptor. A agência espacial informou que o corpo celeste, designado 2019 VF1 porque foi descoberto neste ano, vai contornar a Terra à 01h, horário de Brasília.

A NASA categorizou este enorme asteroide como “objeto próximo da Terra” – ou seja, sua órbita passa nas proximidades de nosso planeta. No entanto, os cientistas indicam que o 2019 VF1 não representa qualquer perigo para a humanidade, uma vez que passa a uma distância 13 vezes maior que a distância entre a Terra e a Lua.

© AP Photo / NASA

Fragmento de asteroide, imagem da NASA

Os asteroides se aproximam regularmente do nosso planeta e, às vezes, as agências espaciais falham de detectá-los. Outro “encontro” importante está previsto para o dia seguinte ao Natal. O 310442 (2000 CH59) tem o tamanho do maior edifício do mundo e é potencialmente perigoso porque sua órbita pode ocasionalmente intersectar com a da Terra.

Nada pode impedir

Em outro desenvolvimento, um instrutor e controlador de voo da NASA, Robert Frost, avisou que “nada” pode ser feito se um asteroide colossal estiver em rota de colisão com o nosso planeta. Frost disse que há duas opções para evitar que um asteroide atinja a Terra – destruí-lo ou desviar a sua trajetória.

No entanto, a humanidade não é ainda capaz de realizar nenhuma das opções. O especialista adiciona que “qualquer ideia sobre como evitar esse evento são especulações e suposições”.

[metaslider id=3975 cssclass=””]

Visits: 1