Yglésio defende projeto para que sexo biológico defina o gênero de atletas no Maranhão

O deputado Dr. Yglésio (PSB) voltou a defender, na sessão desta terça-feira (11), a importância do Projeto de Lei 006/2023, de sua autoria, que propõe que o sexo biológico defina o gênero de atletas no Maranhão.

Segundo o parlamentar, tem jogadora nos Estados Unidos que se descobriu mulher aos 50 anos, tem mais de 2 metros de altura, e está disputando jogos com mulheres de 1 metro e 70.

“Essa jogadora passou pela puberdade, ganhou musculatura com a testosterona, e a Federação Internacional de Atletismo finalmente acordou. Retirou essa história de quem não passou pela puberdade pode até ser que aceite, mantendo uma testosterona ainda mais baixa. E aí, claro, trazendo alguma isonomia ao esporte que estava virando uma verdadeira bagunça.

“Com o objetivo de evitar a integração de pessoas do sexo biológico masculino em equipes femininas, causando, com isso, desequilíbrio e injustiça no resultado das competições, a matéria deve ser aprovada”, destacou o deputado em sua proposição.

Yglésio acrescentou ainda que o objetivo do seu projeto de lei é a proteção física das pessoas biologicamente definidas como mulheres em práticas esportivas, “Já que elas são dotadas de capacidades físicas mais comedidas do que as pessoas transexuais, principalmente no que se refere à velocidade e à força física, o sexo biológico deve ser o critério definidor do gênero em competições”, enfatizou.

Portal Hora 1 News Maranhão

Comunicação e Ciências Pedagógias, atuante na area de comunicação desde 2000 até o momento.