Turma de geografia da UEMA, polo de Dom Pedro pesquisa imagens rupestres em Gonçalves Dias

Em uma expedição denominada “Pedra de Letras “ seguiu a turma de geografia da universidade  estadual do Maranhão “ UEMA” em direção ao povoado Coitesinho localizado no município de Gonçalves Dias.

Os alunos-pesquisadores foram acompanhados do tutor da turma o professor Eduardo Juriqui  que é doutor em geografia.

Objeto de pesquisa: um bloco rochoso que possui desenhos esculpidos em baixo-relevo que aguçam o imaginário das pessoas e despertam a curiosidade até céticos. Esse bloco rochoso foi denominada  “ Pedra de Letra” pelos primeiros moradores daquele povoado desde a década de 1930. Apesar de terem se passado quase oitenta anos de descoberta, mesmo os moradores conhecendo sua história,  nunca até então, houve interesse  da parte ninguém para realizar uma pesquisa.

O editor deste portal de notícia “ hora1news.com”  fez  um documentário, mostrando a pedra, contando sua historia e  entrevistando moradores a respeito deste sitio arqueológico. Foi aí que um dos alunos viu o documentário elevou ao conhecimento  do professor Eduardo Zuriqui, daí então surgiu a ideia da pesquisa. E foi assim que aconteceu  na manhã e tarde deste Domingo dia 23/12/2018, muitas fotos e vídeos registrando a passagem dos nossos antepassados por aquele local.

Segundo o professor Jurique, o  mais provável é que o painel rupestre guarde em seu baixo-relevo as marcas de um povo bem civilizado, em uma época bem distante dessa nossa.

https://youtu.be/kPPFXlQts5A

Portal Hora 1 News Maranhão

Comunicação e Ciências Pedagógias, atuante na area de comunicação desde 2000 até o momento.