Thati Mondego filia-se ao Democracia Cristã e fortalece o quadro de mulheres do partido

Tendo a saúde mental como sua principal bandeira de luta, ela chega como uma das grandes apostas da sigla ao pleito eleitoral de 2024

Já era de se esperar que o retorno do veterano articulador político e líder comunitário Alan Kardeck à linha de frente do diretório municipal do Democracia Cristã (DC) traria mais dinamismo e tonificaria a musculatura do partido novamente, dada a sua larga experiência acumulada ao longo de décadas atuando brilhantemente no tabuleiro político do estado. Ao anunciar a sua saída do Partido Liberal, comandado no Maranhão pelo poderoso casal de deputados federais Detinha e Josimar, a quem manifestou gratidão publicamente, Alan arrastou consigo um time de peso composto por seguidores leais que tributam absoluta confiança em seu trabalho.

Na última sexta-feira, 19, a exemplo disso, a jornalista e psicóloga em formação Thati Mondego assinou sua ficha de filiação ao DC, na presença do presidente do diretório municipal, vereador Domingos Paz, após pouco mais de dois meses de permanência no PL, onde lá ingressou a convite de Alan Kardeck. Agora, com sua chegada à nova casa, ela se torna uma das grandes representantes da ala feminina da sigla na disputa por uma vaga na Câmara Municipal nas eleições do próximo ano. “Sinto-me honrada em poder fazer parte deste processo de fortalecimento do DC, e tenho muito a contribuir. Aqui fui bem acolhida e logo me identifiquei com os ideais defendidos pelo partido”, afirmou Thati, que mantém como sua principal bandeira de luta o amplo acesso da parcela menos favorecida da população a políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental.

Mulher de garra

Thati Mondego é maranhense, nascida em São Luís. É a segunda filha do ex- publicitário Lourival Tavares e da dona de casa Dedima Serra, que possuem mais dois. Viveu até os seus 18 anos no tradicional bairro do João Paulo, reduto do qual se refere carinhosamente até hoje com muito orgulho. É casada com o empresário Alípio Moraes, filho do saudoso jornalista Jacir Moraes e da ex-secretária municipal de Segurança Alimentar de São Luís entre 2013 e 2020, Dra. Fatima Ribeiro.

Mãe devotada de uma garota, Thati se viu obrigada a trabalhar ainda bem jovem, poucos anos depois de seu pai – provedor exclusivo da família até aquele momento – ter sido vítima de um grave atentado por arma de fogo que lhe deixou

com sequelas físicas permanentes, condição limitante que anulou sua profissão prematuramente aos 33 anos.

Por quase uma década, atuou no campo da comunicação, com passagem marcante pelo jornalismo impresso e pela televisão maranhense, como apresentadora de programa. Porém após o seu pai ser diagnosticado com esquizofrenia e mal de Alzheimer, buscou conhecimento e formas de como proporcioná-lo uma melhor qualidade de vida. Foi então que a psicologia cruzou o seu caminho mudando radicalmente o seu foco profissional. “Hoje me dedico aajudar outras famílias a lidarem da melhor forma com os desafios impostos pelos transtornos mentais. Sei o quanto essa realidade é dura, pois falo isso com propriedade.”, revelou Thati, que concluiu: “Estamos vivendo um tempo pós- pandêmico em que dar a devida atenção à saúde mental da população é igualmente necessária quanto matar a sua fome fisiológica.

Visits: 6