Secretário de Segurança destaca ações para o Carnaval e convocação de policiais

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (8), o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-MA), Maurício Martins, destacou os avanços no sistema, os programas e projetos para este ano, entre eles a atuação conjunta das polícias na Operação Carnaval Seguro, além da convocação de aprovados no concurso da Policia Militar e promoção de outros, feita pelo governador Carlos Brandão (PSB).

De acordo com o titular da SSP-MA, o governador anunciou, nesta quarta-feira (7), dentre várias ações para fortalecer a segurança pública no Maranhão, a promoção de 873 policiais e bombeiros, nomeação de 600 policias militares e promoção de delegados, além da realização de concurso público e convocação de 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos.

Em relação à Operação Carnaval Seguro, Maurício Martins explicou, na entrevista ao jornalista Ronald Segundo, que todo o Sistema de Segurança Pública tem atuado de forma conjunta para garantir uma festa tranquila.

“O Governo do Maranhão está garantindo a segurança para todos durante os circuitos Beira-Mar e Litorânea, sejam foliões maranhenses e suas famílias, turistas ou pessoas que trabalham na festa. Essa determinação veio do governador Carlos Brandão desde o nosso pré-Carnaval e, agora, no nosso Carnaval”, assegurou.

Para o circuito Litorânea, segundo o secretário, o Corpo de Bombeiros vai mobilizar, por dia, cinco viaturas, dois quadriciclos, duas motos aquáticas, dois botes infláveis, drone, além de guarda-vidas na praia e bombeiros militares a pé.

Reforço nos plantões

Outro ponto destacado pelo titular é que, durante a folia, a Polícia Militar utilizará um efetivo de 7 mil policiais por todo o Maranhão, sendo 600 agentes e 200 viaturas por dia em São Luís; e 1.500 policiais e 400 viaturas por dia nas cidades do interior. Até o momento, há a previsão de acontecer Carnaval em mais de 150 municípios, com destaque para a capital.

Em virtude dessa previsão, segundo Martins, a Polícia Militar irá empregar todo o seu efetivo ativo nessas missões dos circuitos Beira-Mar e Litorânea, com policiamento a pé, montado, motorizado e aéreo.

“Simultaneamente, teremos o policiamento em vários locais, a exemplo de barreiras nas principais avenidas com o objetivo da revista pessoal, da apreensão de armas, drogas, assim como inibir a direção alcoolizada. Os plantões ordinários, como Cajazeiras, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Itaqui-Bacanga, funcionarão com reforços e nos plantões extraordinários, com a Casa da Mulher Brasileira e a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, vamos ter reforços de equipes nos circuitos Beira-Mar e Litorânea”, finalizou.

Visits: 0