São Luis, Vila Embratel ganha biblioteca completamente revitalizada

Com muita emoção e homenagens foi inaugurada, nesta segunda-feira (18), a Biblioteca Professora Vanessa Rocha Barbosa, do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, na Vila Embratel, em São Luís.

O nome da biblioteca é uma homenagem à professora de Biologia e Projeto de Vida, que faleceu recentemente. Seu nome e legado ficarão, agora, eternizados na escola em que trabalhou durante seis meses e que, neste período, marcou a vida de todos, como afirmou a estudante Thaynara Coelho, de 16 anos.

“Eu acho que é muito especial o nome dela na biblioteca porque ela marcou muito a gente, nos ensinou muitas coisas, não só na disciplina de Biologia, mas na eletiva Projeto de Vida. Passar aqui, todos os dias, e olhar aquela placa é saber que ela está presente e que nós vamos aprender nesta biblioteca. Isso deixaria ela muito orgulhosa da gente”, disse Thaynara Coelho.

A cerimônia de entrega da Biblioteca teve a presença de familiares da homenageada, estudantes, professores, do secretário de Estado de Educação em exercício, Danilo Moreira e da secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra.

Homenagem a professora Vanessa Barbosa na biblioteca do Centro Educa Mais Dayse Galvão

Para Danilo Moreira, a entrega da biblioteca é mais do que especial, porque renova um espaço de conhecimento, de busca do saber, e de emancipação da juventude, ao mesmo tempo que homenageia à professora Vanessa.

“Eternizamos o seu exemplo de que é possível fazer uma educação de qualidade, respeitando as pessoas, cultivando o amor e a diversidade. A gente tem feito um investimento grande em infraestrutura e, agora, energizando o ambiente escolar, ampliando a rede de bibliotecas e melhorando o ensino e aprendizado dos estudantes. Então hoje é um dia especial para o Centro Educa Mais Dayse Galvão e para o Governo do Estado”, ressaltou o secretário.

Para a gestora geral, Lilian Dias de Assunção, a reabertura da biblioteca traz muito mais conhecimento para os estudantes da escola em tempo integral.

“É muito importante a reabertura da biblioteca, desde que nós passamos por uma reforma esse espaço estava fechado. Esses alunos e alunas usufruírem desse conhecimento, das obras literárias que temos aqui, compartilharem e aprofundarem a leitura e apropriação de obras literárias, inclusive maranhenses, é de suma importância para os nossos estudantes, pois muitas vezes eles não tiveram acesso”, afirmou Lilian Dias.

“Essa homenagem à professora Vanessa é mais do que justa, pois ela sempre incentivou seus alunos a crescerem e a buscarem o conhecimento”, completou a gestora.

A estudante do terceiro ano, Thatielly da Silva Coelho, de 16 anos, ressaltou a importância de ter uma biblioteca à disposição e com o acervo atualizado. “Este ano, a gente vai fazer o Enem e ter a biblioteca é importante, pois teremos mais conhecimento e não só para o vestibular como também para a vida, estamos muito felizes”.

Hits: 10

3 thoughts on “São Luis, Vila Embratel ganha biblioteca completamente revitalizada

Comments are closed.

VALMIR ARAÚJO