O programa ‘Revista Maranhão’ (TV Assembleia) desta segunda-feira (11) recebeu a presidente do Procon no Maranhão, Karen Barros, que falou sobre os cuidados que devem ser observados na hora das compras, principalmente durante a Black Friday.
Barros disse, entre outras coisas, que o Procon já está monitorando os valores dos principais produtos, ou seja, aqueles que mais vendem, tais como eletrodomésticos e eletrônicos. “O consumidor tem de ficar atento aos valores anunciados nas promoções, pois pode ser uma falsa promoção, ou seja, o fornecedor aumenta o preço para depois dar o desconto”, advertiu.
Segundo Karen Barros, as informações sobre as promoções têm de ser muito claras e transparentes. “Se ele à loja física, o consumidor precisa ter acesso a todas as informações referentes ao produto em promoção”, assinalou.
Troca
A presidente do Procon esclareceu que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não trata de troca imediata de produtos que não apresentem vícios. “E quando apresenta vício, o CDC dá um prazo para o fornecedor sanar aquele problema. Quando o produto não apresenta nenhum defeito, a loja não é obrigada a trocar. Por isso, é importante saber qual é a política de troca da empresa fornecedora”, orientou.
No caso do produto apresentar defeito/vicio, o consumidor deve levá-lo para a assistência ou diretamente à loja, sendo que a empresa tem 30 dias para sanar o problema. “A partir desse prazo é que o consumidor pode solicitar a troca, substituição ou restituição do valor. E os custos dessa troca têm que ser assumidos pelo fornecedor”, afirmou.