Uma denúncia protocolada na Delegacia da Polícia Federal no Maranhão na manhã desta quarta-feira (11), traz detalhes inéditos de como teria ocorrido a contratação de uma empresa com sede em Pedreiras-Ma, para a suposta realização de um REVEILLON no ano de 2020, no município de São Jose dos Basílios-Ma.
Segundo informações preliminares, o atual prefeito Creginaldo, mais conhecido como Farinha Paé, foi informado pela então secretária de Educação e sua irmã, que teria valores disponíveis em conta da mesma secretaria, e que poderiam voltar aos cofres da UNIÃO durante a virada do ano. O prefeito supostamente teria sugerido em contratar uma empresa e faturar com um evento de fim de ano, mesmo sem realizá-lo. O fato teria se consumado com o pagamento efetuado no dia 30 de dezembro.
Ainda na referida denuncia protocolada, o papel principal da Sra. Cristhyanne Regina, que ocupava na época o cargo de secretária de Educação, foi em atestar a nota fiscal e ordenar o seu pagamento, o que pode ser comprovado na nota fiscal encaminhada a PF.
O dinheiro teria saído dos recursos da merenda escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – do município, á empresa contratada, que possivelmente teria ficado apenas com o valor dos impostos da nota e o saldo teria supostamente sido repassado ao prefeito Creginaldo e a secretária Cristhyanne Regina, ambos denunciados a POLÍCIA FEDERAL.
No município, o que se vê pelas ruas é um sentimento de revolta e indignação.
Nos últimos dias os órgãos de controle de gastos públicos, bloquearam as contas do Fundo de Participação do município, FPM.
o caso seguirá em investigação pela Polícia Federal do Maranhão.
Procurados por nossa redação, os citados não foram localizados ate o fechamento desta matéria.