Polícia Federal destrói 44 toneladas de maconha no Maranhão

Ação faz parte da 5ª fase da Operação PHASEOLI, de erradicação de plantações de Cannavis Sativa

A Polícia Federal deflagrou, no período de 11 a 18 de novembro deste ano, na região oeste do estado do Maranhão, a quinta fase da Operação PHASEOLI. 

A operação consiste em uma série de ações policiais que visam erradicar plantações de Cannabis Sativa, erva popularmente conhecida como maconha. Neste ano, tais ações já ocorreram em território paraguaio e no estado do Pará, ainda serão executadas nos estados de Pernambuco e Bahia.

No estado do Maranhão, a Polícia Federal destruiu mais de 62 mil m² de área plantada, erradicou mais de 132 mil pés de maconha, bem como 672 kg de maconha prontas para o tráfico, que se encontravam nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme/MA e Centro Novo/MA.

Todas as substâncias entorpecentes encontradas e destruídas perfazem o equivalente a 44 toneladas de maconha prontas para venda.

A operação teve como escopo reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar as condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso responsável pela produção da droga.

Para deflagração da operação, a Polícia Federal empregou cerca de 50 servidores e 01 helicóptero, bem como contou com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA/MA, que disponibilizou mais uma aeronave com 09 operadores, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão com emprego de 04 socorristas.

A operação foi denominada PHASEOLI em alusão a Caliothrips phaseoli: espécie polífaga, capaz de causar danos em diversas culturas de interesse agrícola, como feijão, soja e outras fabáceas.

Visits: 0