Operação integrada da Polícia Civil realizada neste sábado, 27 de março, por volta de 12h, no bairro Mateuzinho em Timon, que resultou na prisão de 11 suspeitos de pertencerem a organização criminosa responsável por diversos delitos na cidade de Timon e adjacências.
A operação teve como objetivo o combate de Tráfico de Drogas, Tráfico de Armas e Munições, Roubos, Latrocínios, Homicídios, Tentativa de Homicídios, Crime Organizado, Receptações e outros crimes correlatos que há dias promoveram fortes repercussões em mídias locais e nacionais.
Durante a operação, os policiais apreenderam armas de fogo e munições, drogas (maconha, cocaína e crack), cultivo de droga (pé de maconha), dinheiro, rádios de comunicação, bens receptados e vários bens relacionados ao acondicionamento de entorpecentes.
Foram presas onze pessoas todas envolvidas em crimes de homicídio, tráfico de drogas, receptação e outros crime relacionados ao Crime Organizado que atua em Timon. Entre os bens apreendidos estava uma central de radio comunicação e um pé de maconha na casa dos envolvidos os quais alguns são faccionados.
A investigação foi do 1º DP de Timon, já realizado desde do início do ano de 2021, todavia, ante a explosão de assassinatos e tentativas de homicídios a desafetos da organização criminosa, se depreendera uma atividade organizada da Polícia Judiciária no sentido de findar as presentes práticas criminosas. Assim foram solicitados e deferidos os Mandados de Busca, pela 1ª Vara Criminal de Timon, e cumpridos hoje, com as apreensões e prisões em flagrante citadas.
A data e horario da ação foram escolhidos visando não somente a apreensão de bens relacionados aos crimes, mas também a prisão dos conduzidos que se encontravam em plena atividade criminosa, organizando atentados e outras ações contra pessoas não enquadradas nos ditames da organização.
Durante o cumprimento dos mandados, alguns autuados tentaram impedir o cumprimento das ordens judiciais, recebendo voz de prisão de forma imediata ante a Desobediência. A ação dos alvos visara impedir a apreensão de bens localizados nos imóveis alvo da operação.
Conforme a Polícia, drogas e armas foram arremessadas para quintais de vizinhos, durante a operação, para dispersar provas materiais que foram prontamente apreendidas pelas equipes policiais que perceberam o arremesso.
A ação foi 1ºDP Timon, Denarc, DHPP, GPE e Força Estadual de Segurança Pública do Maranhão(FEISP).