Após concluir a terceira etapa do Curso de Piloto Policial de Aeronave Remotamente Pilotada(Drone), a Polícia Civil do Maranhão totalizou o cadastramento de 58 pilotos (policiais civis) no sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas(SARPAS/AERONÁUTICA), vinculados ao Ministério da Defesa.
O cadastro é de caráter obrigatório, atendendo às regras da legislação da Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA100/40 e do MCA 56/5 que tratam das regras do uso de drones pelas forças de Segurança Pública, e que a legislação impõe uma série de consequência administrativa, civis e penais quanto ao emprego irregular/ilegal de drones em atividades policiais.
Com os cadastramentos, a Polícia Civil do Maranhão segue as exigências da legislação quanto ao uso do espaço aéreo brasileiro e cerca de segurança jurídica suas atividades. A partir de agora, tais profissionais, entre delegados, escrivães e investigadores possuem conta funcional e registro individual.
Todos os pilotos foram formados entre janeiro e maio deste ano, durante três etapas de cursos coordenados pela Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia Geral de Polícia, nas cidades de Imperatriz, Timon e São Luís. Além da capacitação técnica, o curso buscava a habilitação piloto policial.
O delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva, ressaltou que a atual gestão da Polícia Civil maranhense vem se empenhando para garantir que a capacitação alcance o maior número de policiais, inclusive os que atuam no interior. “A iniciativa visa proporcionar constante capacitação aos policiais civis, visando aprimorar suas habilidades e modernizar as técnicas de investigação”, destacou Jair Paiva.
O uso de drones na atividade policial vem demonstrando uma ferramenta eficaz para diversos objetivos, como monitoramento de áreas de difícil acesso, apoio em operações táticas e busca. A conclusão bem-sucedida desses cursos reforça a preparação da Polícia Civil para lidar com os desafios contemporâneos, contribuindo para a segurança pública e o combate eficaz à criminalidade.