. .
Mais previsões: Meteorologia Lisboa

PMMA APRESENTA À SOCIEDADE 52 NOVOS ASPIRANTES DURANTE SOLENIDADE MILITAR

Após três anos e meio de curso, em uma jornada acadêmica entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), 52 cadetes concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e foram declarados Aspirantes a Oficial da Polícia Militar do Maranhão. A declaração ao “aspirantado” ocorre após a conclusão do curso, ocasião em que os novos oficiais juram dedicar-se integralmente ao serviço policial militar, à segurança da comunidade e à preservação da ordem pública, mesmo com o risco da própria vida.

A solenidade de formatura da 27ª turma do CFO foi realizada no final da tarde de quinta-feira (20), no Quartel do Comando Geral da PMMA, no bairro do Calhau, em São Luís (MA).

Estiveram presentes Subsecretário de Segurança Pública, Coronel Hormann Schnneyder; o comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes; o subcomandante-geral, coronel Wellington Araújo; o diretor de Ensino da PMMA, coronel Augusto Magalhães; o comandante da APMGD, coronel Nicolau Sauaia; além de coronéis do alto comando da PMMA, comandantes de unidades da capital e do interior do estado, oficiais, praças e familiares dos formandos.


Como parte da programação, houve o descerramento da placa comemorativa da turma e a entrega de réplicas da mesma a autoridades homenageadas, entre elas, os coronéis Pitágoras Nunes, Wellington Araújo e Magalhães.

Durante a cerimônia, também foram premiados os três primeiros colocados da 27ª turma do CFO: os cadetes Elton Neves Castro (1º lugar), Leandro Márcio Pereira Schalcher (2º lugar) e Jailson Cantanhede Corrêa (3º lugar). Eles foram destacados perante a tropa e receberam de autoridades e de seus padrinhos as suas espadas. O cadete Neves, por ter alcançado o primeiro lugar da turma, recebeu ainda a Medalha Gonçalves Dias.

Outro momento de destaque foi o desfile para a devolução do Espadim Tiradentes, símbolo da autoridade, honra e dignidade conferidas aos cadetes do CFO da Academia Militar Gonçalves Dias.

Um dos instantes mais aguardados da solenidade foi a aposição das platinas nos uniformes dos aspirantes, realizada pelos familiares. As platinas simbolizam os postos dos oficiais. Na sequência, os aspirantes receberam a espada, símbolo do oficialato, representando a justiça e o comando.


Agora, os novos aspirantes iniciam a etapa de estágio supervisionado em unidades policiais da capital e do interior do estado. Após o período de estágio e o cumprimento dos pré-requisitos exigidos, os aspirantes serão promovidos ao posto de 2º tenente.

Durante o discurso, o comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, reafirmou o compromisso da Corporação em formar oficiais de alto nível profissional e destacou as qualidades que devem nortear a conduta do profissional de segurança pública. “Vocês, aspirantes, representam a esperança de um futuro ainda mais seguro para a nossa população. Ao receberem suas espadas, assumem um compromisso solene com a justiça, a disciplina e a integridade. Sejam líderes no exemplo, firmes na missão e humanos no trato com a sociedade que juraram proteger”, finalizou o comandante.


O Subsecretário de Segurança Pública, Coronel Hormann Schnneyder, enfatizou os avanços do Governo do Estado na área da segurança pública, com destaque para a formação e o compromisso dos novos oficiais. “Estamos felizes e orgulhosos em entregar à sociedade maranhense 52 novos profissionais, que irão reforçar a segurança pública, prontos para servir e proteger nossa população”, afirmou o secretário.
.
“Esta conquista é fruto de dedicação e superação!. Hoje, nossa turma reafirma o compromisso com a Polícia Militar e com a sociedade maranhense, por meio do nosso juramento. Estamos prontos para servir e proteger com honra e dignidade. Gratidão a Deus, às nossas famílias e a todos que tornaram este momento possível. ”, disse emocionada a Aspirante a Oficial, Paula Ricci.


Entenda como funciona a formação de um oficial da PMMA

Após serem aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), os candidatos ingressam no Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de três anos e meio, realizado na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), em São Luís.
.
Durante o CFO, os cadetes têm uma formação abrangente, que inclui disciplinas de gestão e comando, bem como conteúdos operacionais e práticos relacionados à atividade policial militar. O curso possui caráter científico, exigindo a produção de trabalhos acadêmicos, incluindo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de monografia. Todas as monografias são voltadas para áreas estratégicas do serviço operacional da PMMA e, em muitos casos, resultam em inovações e melhorias aplicadas na Corporação.
.
No primeiro ano, os cadetes recebem o Espadim Tiradentes, símbolo que marca a conclusão da primeira etapa da formação. Ao término do CFO, são graduados como bacharéis em Segurança Pública e declarados Aspirantes a Oficial da Polícia Militar. Nessa ocasião, recebem a espada, símbolo do oficialato, que representa a justiça e a autoridade do comando.
.
Após seis meses de estágio probatório, atendendo aos critérios e requisitos estabelecidos, os aspirantes são promovidos ao posto de 2º tenente da Polícia Militar do Maranhão.

Deixe seu recado