Parceria entre Seduc e Hemomar mobiliza educadores a doar sangue e salvar vidas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (25), campanha para arrecadar bolsas de sangue, com o lema: “Educador tem seu valor e doa sangue com amor”. A ação foi realizada na Unidade Regional de Educação (URE) São Luís e tem a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A iniciativa envolveu educadores das Redes Estadual, Municipais e privadas. 

Antes de realizar a coleta sanguínea, os educadores preencheram um formulário de cadastro para doação de sangue, com o nome, a idade, o telefone, endereço, tipo sanguíneo e fator RH, além de outras informações. A URE São Luís disponibilizou o formulário para os gestores escolares. Mais de 70 educadores realizaram o cadastro para doação.

A gestora da URE São Luís, Eva Barros, falou da parceria para ajudar o Hemomar na coleta de sangue, envolvendo os educadores. “Diante da dificuldade para o abastecimento do estoque do banco de sangue da Hemomar, realizamos uma campanha, colocando os profissionais da educação para se manifestar e incentivar mais pessoas a contribuírem com essa importante ação”, destacou.

É importante doar sangue, além de ser muito fácil de fazer. Sinto alegria, na verdade, fazer parte desse momento importante, contribuindo para a recuperação de outras pessoas. Eu já precisei de transfusões e acredito que devo contribuir sempre. Alguém doou e eu recebi, e espero que alguém receba também e fique bem. A parceria é muito positiva e tem que ser fortalecida. Que outros órgãos e instituições do estado possam receber a Hemomar e ajudar na campanha de doação”, disse.

Maria Ribamar Teixeira Lopes, professora do Centro Educa Mais Júlio de Mesquita Filho, tem fator RH negativo, e acredita que a sua doação ajudará a melhorar a vida de outras pessoas. “O significado dessa ação para mim é salvar vidas. Gostei da iniciativa da Seduc que mobilizou os educadores para participar desta importante ação. O sentimento é de gratidão saber que você está ajudando alguém. Não temos que ter medo de doar, principalmente quando se trata de salvar uma vida e de ajudar o próximo”, exprimiu

Hits: 1

VALMIR ARAÚJO