Operação Guardiões do Bioma 

Polícia Rodoviária Federal realiza apreensão de madeira ilegal e resgate de animais silvestres no sul do Maranhão

Durante fiscalização de combate a crimes ambientais nessa sexta, sábado e domingo (dias 1º a 03 de outubro), realizada na BR-230, sul do Maranhão, a Polícia Rodoviária Federal, no curso da operação Guardiões do Bioma, apreendeu 247 metros cúbicos de madeira transportadas ilegalmente e 53 aves silvestres.

Em abordagem distintas realizadas na sexta (1º) e durante o final de semana (dias 02 e 03) foram fiscalizados 09 caminhões transportando madeira serrada. Os policiais, durante as abordagens, verificaram divergências entre as informações constantes nos documentos apresentados e as cargas efetivamente transportadas o que resultou na apreensão de todos os volumes transportados, totalizando 247m³ de madeira ilegal.

Os caminhões e as cargas foram retidos no pátio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAS) e estão à disposição do órgão ambiental. 

Já durante os serviços de ronda, a equipe visualizou várias casas e estabelecimentos comerciais com aves silvestres. Os policiais iniciaram a fiscalização questionando os proprietários sobre a documentação ambiental necessária à posse, todos alegaram não possuir qualquer documento do órgão ambiental, afirmando que faziam as criações sem fins comerciais. 

As 53 aves resgatadas foram encaminhadas para o órgão SETAS/MA, para as providências cabíveis. 

Deixe seu comentário
VALMIR ARAÚJO