OPERAÇÃO DESCENSO II DESARTICULA LIDERANÇA DE FACÇÃO CRIMINOSA COM ATUAÇÃO NO MARANHÃO E CONEXÕES INTERESTADUAIS
Na manhã desta quarta-feira (4), uma força-tarefa coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão (FICCO/MA) deflagrou a “Operação Descenso II”, com o objetivo de desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa atuante no estado do Maranhão, com ramificações nos estados do Pará e Pernambuco.
A operação ocorreu de forma simultânea nos municípios maranhenses de São Luís, São José de Ribamar, Chapadinha e Mata Roma, além das cidades de Belém (PA) e Recife (PE), reforçando o caráter interestadual da investigação.
Entre os alvos da ação policial estão indivíduos apontados como integrantes da alta cúpula da organização criminosa, responsáveis por manter a ordem interna do grupo, aplicar punições, administrar recursos financeiros ilícitos e viabilizar o transporte de armas e drogas entre os estados.
De acordo com os inquéritos policiais, a maioria dos presos é investigada pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, além de possuir antecedentes por crimes graves, como roubo e homicídio.
Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 01 mandado de sequestro de bens, expedidos pelo Poder Judiciário. As investigações são um desdobramento da Operação Descenso, deflagrada pela FICCO/MA em junho de 2025, que já havia atingido outros integrantes da facção criminosa.
Participaram da ação integrada equipes da FICCO/PA, FICCO/PE, do 16º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, da Delegacia Regional de Chapadinha, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP/MA) e do Grupo de Resposta Tática (GRTT/SEIC) da Polícia Civil do Maranhão.
A FICCO/MA é composta por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, atuando de forma conjunta no enfrentamento ao crime organizado e no fortalecimento da segurança pública no estado.

















