O abastecimento de água em Imperatriz já está normalizado

A captação de água do rio Tocantins para abastecimento em Imperatriz foi retomada nesta terça-feira (24), após a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitir um parecer técnico que confirma a ausência de risco de contaminação. A medida foi tomada após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no domingo (22), entre Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, quando caminhões transportando pesticidas e ácido sulfúrico caíram no rio.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSD), anunciou a decisão nas redes sociais, destacando que a medida foi possível graças às análises realizadas pelas autoridades ambientais estaduais e federais. 

“Com isso, informo que a captação da água para abastecimento de Imperatriz será retomada imediatamente. Outras análises seguem sendo realizadas para garantir a segurança integral de todos”, afirmou Brandão.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) também confirmou a retomada dos sistemas de captação, produção e tratamento de água. De acordo com a Caema, o abastecimento será normalizado gradualmente, à medida que a pressurização das redes seja recuperada.

A suspensão da captação de água no rio Tocantins, causada pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, afetou cerca de 70% da população de Imperatriz. Essa parcela da cidade é abastecida pela Estação de tratamento de água de Imperatriz, enquanto os outros 30% recebem água de 49 poços artesianos operados pela Caema.

IMIRANTE

Deixe seu recado