Na última segunda-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que as novas regras para acesso ao Bolsa Família trazem um benefício para a saúde das famílias. De acordo com as novas regras, para receber os recursos do Governo Federal, as mães precisam comprovar que os filhos estão matriculados na escola e com a caderneta de vacinação em dia.
Ainda segundo a ministra da saúde, gestantes deverão realizar todos os exames básicos do pré-natal. A ministra classificou as novas regras como uma necessidade. “Vacina é um direito da criança”, pontuou durante cerimônia no Rio de Janeiro em que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançaram um plano nacional para reduzir as filas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Bolsa Família é um programa voltado para famílias de baixa renda. Criado em 2003 no primeiro mandato de Lula, ele terá um valor mínimo de R$ 600 em 2023. Durante o último governo, comandado por Jair Bolsonaro, o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil, no qual não eram impostas tais condicionalidades.
Em outubro do ano passado, após Lula vencer as eleições do ano passado, a retomada de contrapartidas foi anunciada em entrevistas concedidas pelo senador Humberto Costa (PT), que integrou a eq