Mais segurança para o município de Gonçalves Dias, com o mais recente serviço implantado pela Prefeitura. Agora, a cidade passa a contar com o serviço da Guarda Municipal que agora é uma realidade e acaba de ser implantada. Os agentes vão atuar nas ações de segurança da população e do patrimônio público municipal, intensificando cada dia as medidas de fiscalização.
Em 2020, o prefeito Toinho Patioba criou o Projeto da Guarda Municipal mediante uma Lei Municipal criada na Câmara para a implantação no município. E agora a implantação da Guarda repercute de forma positiva oferecendo maior segurança para a população, pois vai atuar na prevenção da violência em órgãos públicos, bem como em todo o município, com parceria da Polícia Militar e Civil, dando mais tranquilidade à população. A Guarda Municipal conta com motos, sede própria, estrutura adequada para fazer o trabalho para a população.
“A principal finalidade da Guarda é a proteção do patrimônio público municipal e hoje também trabalha em parceria com a polícia militar em combate a criminalidade, fazem rondas noturnas, durante o dia também são feitas essas rondas que são feitas nos prédios públicos como escolas, hospitais e as praças”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Denis Sousa.
“A gente conta que o cidadão nos ajude, porque é um serviço que é em parceria com o cidadão, não dá para o agente resolver tudo só, se o cidadão não colaborar conosco fica mais complicado, então a gente conta e pede esse apoio do cidadão pra que ele esteja nos ajudando”, argumentou Júlio César, comandante da Guarda Municipal.
“Quem ganha é a nossa população, que estará mais segura com um grupo preparado para orientar, auxiliar no combate à criminalidade e contribuir com a série de medidas que temos promovido”, destacou o prefeito Toinho Patioba.
A Guarda Municipal tem o papel de proteger o patrimônio público atuando na segurança pública municipal, fiscalização e controle do trânsito, apoio às ações de segurança pública, atendimento à população, complementando o trabalho das instituições estaduais responsáveis pela segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Cada município possui autonomia para estabelecer a estrutura e as competências da sua Guarda Municipal, de acordo com suas necessidades e características locais.