Gerardo de Lira Pessoa, de 79 anos, foi morto pelo próprio filho, Antônio Carlos Rodrigues Pessoa, de 50 anos. — Foto: Divulgação
Um homem foi preso nessa segunda-feira (24) pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) suspeito de matar o próprio pai idoso com quatro golpes de faca, em Vitorino Freire, a cerca de 321 km de São Luís.
O suspeito identificado como Antônio Carlos Rodrigues Pessoa, de 50 anos, foi preso em flagrante e foi encontrado todo sujo de sangue após o crime. Em seu interrogatório, Antônio Carlos negou ter cometido o crime. No entanto, testemunhas relataram que, momentos antes do crime, houve uma intensa discussão entre pai e filho.
A vítima foi identificada como Gerardo de Lira Pessoa, de 79 anos, foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados pelas múltiplas perfurações de faca.
De acordo com o delegado Rildo Portela, da delegacia de Vitorino Freire, a motivação do crime está sendo investigada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito policial e encaminhar o caso à Justiça.
Após os procedimentos de rotina, Antônio Carlos foi encaminhado ao presídio de Piratininga, em Bacabal, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Violência contra idoso
Nos primeiros seis meses de 2024, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) já recebeu 1.781 denúncias de violência contra os idosos. No mesmo período, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão registrou 336 casos de violência.
Segundo a PC, em todo o ano de 2023, foi totalizado 4.213 ocorrências de crimes envolvendo violência contra idosos, enquanto a DPE-MA contabilizou 639 casos.