Governador Brandão integrará comitiva de Lula em viagem à China para firmar acordos comerciais e atrair investimentos para o Maranhão

O governador Carlos Brandão integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à China. A visita ao maior parceiro comercial do Brasil, desde 2009, busca estreitar os laços entre Brasil e Pequim, além de assegurar investimentos que possam impulsionar a geração de empregos e a economia.

Durante a viagem ao Oriente, o governo brasileiro pretende assinar cerca de 20 acordos em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, economia, comércio e investimentos.

“A gente sabe que o Brasil vive um novo momento de novas relações internacionais, e o presidente Lula tem colocado o Brasil à disposição de investidores. Nesta comitiva, irão mais de 200 empresários, além de governadores; cada um, naturalmente, buscará investimentos aos seus projetos”, afirmou o governador Carlos Brandão.

No sentido de assegurar mais investimentos ao Maranhão, Brandão aproveitará para dar continuidade às tratativas técnicas sobre a vinda da China Petroleum & Chemical Corporation, mais conhecida como Sinopec Petroquímica, uma das maiores empresas de energias integradas do mundo. 

A Sinopec opera na produção de uma ampla variedade de produtos químicos, incluindo plásticos, borracha sintética, fibras químicas, resinas e produtos químicos intermediários. A empresa tem uma forte presença global, com instalações em toda a China e em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, Cingapura, Arábia Saudita e Coreia do Sul.

“Nós temos três grandes projetos lá, que já vínhamos prospectando desde a época em que fui vice-governador. Então, agora nós vamos retomar esses projetos após três anos da Covid-19 e trazer esses investimentos ao nosso estado; entre eles, uma refinaria, que está assinada junto a uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a Sinopec”, frisou Carlos Brandão.

Referência nas missões internacionais que visam a maior atração de investimentos para o estado, Carlos Brandão, desde o seu mandato como vice-governador do Maranhão, é um grande incentivador de projetos especiais do Governo do Estado.

O chefe do Executivo estadual maranhense comemora o atual momento em que o Brasil busca restabelecer suas relações diplomáticas com outras nações, a fim de melhorar a sua posição no cenário mundial, e ressalta que agora o Maranhão poderá colher os frutos dos esforços durante as missões internacionais.

“Foram sete o número de viagens que fiz à China. Foi um momento de muito trabalho e, acima de tudo, de muita persistência. Este foi um trabalho que já está muito bem alinhado, avançado, e que eu poderia dizer que é o mais acertado e evoluído no que diz respeito ao gás e petróleo. Neste projeto não haverá recursos públicos, apenas investimentos privados. É um novo momento de abertura do Brasil para os grandes investimentos, com segurança política e jurídica. Isto, com certeza, vai gerar milhares de empregos; estou muito otimista”, ressaltou Brandão.

Palácio dos Leões

Enquanto o governador Carlos Brandão busca mais investimentos estrangeiros para o Maranhão, a gestão do Executivo Estadual ficará sob a liderança do vice-governador Felipe Camarão, que, inclusive, já está cumprindo agenda de entrega de serviços, obras e anunciando novas ações por todo o Maranhão.

As visitas de Camarão aos municípios integram o compromisso firmado pelo governador Carlos Brandão de 300 obras e ações nos primeiros 100 dias de governo.

Visits: 20